
Nesta sexta-feira (14), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente, da Tv Farol de Notícias no YouTube, a médica mastologista Dra. Sonayde Carvalho, para falar sobre os cuidados a fim de prevenir o Câncer de Mama.
Natural de Carnaíba, formada em Medicina em Cuba, pós graduada em medicina da família, já atuou durante 5 anos na cidade de Quixaba, seu interesse maior foi pela saúde da família e saúde da mulher, decidiu então, dedicar-se a ginecologia obstetrícia e posteriormente, especializou-se em Mastologia e voltou para atuar no Sertão de Pernambuco, em Serra Talhada.
Durante a entrevista a médica esclareceu algumas dúvidas, comentou sobre sinais de alerta, bem como formas de tratamento e prevenção do câncer de mama, que, embora seja mais comum em mulheres, pode acometer também, a população masculina.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
“Nós mulheres nos deparamos, por muito tempo, em que o câncer era uma chaga, que quando entra na família, ou pessoalmente na vida de alguém, ela tem muitas repercussões, psicológicas, medo de morrer, e a gente sabe que o câncer de mama hoje não é mais sentença de morte.
“A gente sabe que a gente pode prevenir, melhorar o estilo de vida e mais ainda, a gente sabe que o tratamento hoje, comparado há 20 anos atrás, ele era completamente diferente do que a gente pode fazer hoje” comentou a especialista.
“A medicina tem evoluído bastante e infelizmente a incidência de novos casos tem aumentado muito, mas ao mesmo tempo, a gente sabe que o estilo de vida que as nossas avós e bisavós viviam, nós mulheres modernas, não vivemos mais.
Os hábitos alimentares eram outros e as mulheres viviam em movimento, e hoje em dia, muitas vezes, a gente não tem este movimento. A incidência é tão alta, que hoje é o número 1 em casos novos no Brasil” enfatizou Dra. Sonayde.
PREVENÇÃO:
“Quando eu pego um caso de câncer em estágios iniciais, muitas vezes, a gente não precisa nem fazer quimioterapia, eu faço o tratamento cirúrgico ou hormonioterapia e a depender do grau, uma quimio. Quando eu já pego um câncer de mama com nódulo, com casca de laranja, a gente já sabe que o tratamento aí é mais avançado, pode ter metástase, é mais doloroso”.
“Então hoje, o estilo de vida da mulher é diferente e existe uma forma de prevenir, que é através do rastreamento, que é a mamografia. No rastreamento, a gente consegue pegar as lesões pré-câncer”, analisou a mastologista.
De acordo com o Ministério da Saúde e do INCA, a recomendação é que, a mamografia seja realizada anualmente, a partir dos 50 anos de idade, entretanto, estudos comprovam que alguns casos podem acontecer antes mesmo desta idade, por volta dos 40 anos de idade. Além disso, é importante realizar também exames complementares, como a ultrassom.
FATORES DE RISCO:
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Consumo de álcool;
- Menstruação precoce ou tardia;
- Genética/Hereditariedade;
- Fatores ambientais;
- Estilo de vida;
- Alimentação
Dra. Sonayde Carvalho realiza atendimentos na Clínica Tencor, às segundas e quartas-feiras, quinzenalmente e nas sextas-feiras, na Vila Saude, mensalmente. Para marcações de consultas, os interessados podem entrar em contato com um dos seguintes números: (87) 9633-9293 ou (87) 99907-8468
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
Fonte: faroldenoticias.com.br