Notícias

Disputa no TRF-3 tem amiga de Janja e ‘irmão’ de ministro de Lula

disputa-no-trf-3-tem-amiga-de-janja-e-‘irmao’-de-ministro-de-lula
Disputa no TRF-3 tem amiga de Janja e ‘irmão’ de ministro de Lula

Uol

A disputa por uma vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal (TRF-3) movimenta integrantes do governo Lula. A advogada Gabriela Shizue Soares de Araújo conta com o apoio da primeira-dama Janja, de quem é amiga pessoal.

Ela e o marido, o deputado estadual e ex-presidente municipal do PT Emídio de Souza, são dos poucos que frequentam o Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes da República.

A decisão final sobre quem irá ocupar a vaga é do presidente Lula (PT). Mas, ele só pode escolher entre os três nomes que serão indicados pelos atuais desembargadores.

A campanha de Gabriela para convencer os desembargadores a incluir o nome dela na lista tríplice. O petista disse que tem procurado interlocutores dos desembargadores em busca de votos para o nome de Gabriela. “Falei com todo mundo. O processo é político”, afirmou, acrescentando que a advogada tem qualificação para o posto. Ela tem doutorado e mestrado em direito constitucional pela PUC/SP.

Procurada desde a terça-feira, Janja informou por meio da assessoria que não iria se manifestar.

Outra vaga no TRF-3 tem o ministro Luiz Marinho (Trabalho) como cabo eleitoral. Ele defende o nome do advogado Marcos Moreira de Carvalho, seu ex-secretário de Assuntos Jurídicos e Cidadania na Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Durante uma homenagem ao secretário, que recebeu o título de cidadão são-bernardense, Marinho disse que o tem como “irmão”.

“O irmão que eu escolhi. Tenho muito orgulho de ter você na minha vida. Você me ajudou muito, tanto em aspectos pessoais quanto espirituais. Creio que conheci o Marcos por volta de 2004 e, ao longo deste tempo, construímos uma amizade, uma relação duradoura, de muito respeito e carinho, edificada na luta do dia a dia”, afirmou o então prefeito. O petista governou a cidade entre 2009 e 2017.

Os candidatos

A primeira triagem foi feita pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade definiu uma lista sêxtupla em dezembro. É desse grupo que sairão os três nomes da lista tríplice. O TRF-3 abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A definição da lista tríplice não tem data definida.

Concorrem à vaga aberta em decorrência da aposentadoria do desembargador federal Newton De Lucca: Marcos Moreira de Carvalho (27 votos), Luciani Coimbra de Carvalho (27 votos), Verônica Abdalla Sterman (27 votos), Fernando Olavo Saddi Castro (26 votos), Claudia Bossay Assumpção Fassa (26 votos) e Luiz Henrique Volpe Camargo (26 votos).

Já para a segunda vaga, criada pela Lei nº 14.253/2021, foram definidos os seguintes nomes: Luiza Nagib (28 votos), Gabriela Shizue Soares de Araújo (28 votos), Mario Luiz Delgado Régis (27 votos), Rita Maria Costa Dias Nolasco (26 votos), Rodrigo Dalpiaz Dias (26 votos) e Ademar Chagas da Cruz (26 votos).

Fonte: penoticias.com.br

About the author

Noticias do Sertão

As principais notícias do sertão nordestino você encontra aqui no noticiasdosertao.com.br.

Add Comment

Click here to post a comment