Compartilhe nosso conteúdo:
A afogadense Thaynnara, com raízes profundas em Carnaíba e, por extensão, em todo o Pajeú, é um exemplo de sucesso e contribuição para o esporte, cultura e política local. Sua trajetória é marcada por conquistas e dedicação, tanto no campo profissional quanto nas causas sociais que sempre abraçou.
Atualmente, Thaynnara ocupa o cargo de Secretária de Planejamento, onde tem se destacado pelo trabalho inovador. No entanto, ela se despedirá dessa função ao final deste mês, pois foi aprovada no 1º Concurso Nacional Unificado, o maior concurso já realizado para carreiras federais, e será lotada inicialmente em Mato Grosso do Sul.
Desde cedo, Thaynnara se destacou no xadrez, conquistando títulos municipais, regionais e estaduais, e alcançando o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro Escolar da modalidade, consolidando-se como uma das principais referências do esporte no Pajeú.
Após estar na direção da representação estudantil na UFPE e UPE, na capital do Estado, onde residiu para estudos, sua trajetória política no Pajeú começou com um convite do ex-prefeito Anchieta Patriota para comandar a Guarda Civil Municipal. Durante sua gestão, ela alcançou marcos importantes, como:
A criação da 1ª Guarda Mirim do Pajeú;
A inauguração da sede da Guarda;
A presidência do Conselho de Segurança do Município;
A criação do Gabinete Integrado de Segurança, em parceria com as polícias Civil e Militar;
A implantação de videomonitoramento;
A descentralização da atuação do Conselho.
Com Thaynnara à frente, o município experimentou uma queda drástica nos índices de criminalidade. Em apenas dois anos, os crimes violentos passaram de 7 para 0 no município, um feito notável em sua gestão.
Na sequência, como Secretária de Assistência e Inclusão Social, ela também conquistou grandes feitos, destacando-se com o Selo Ouro em 2023 e 2024, além de implementar projetos de referência em segurança alimentar, habitação, infância e juventude, melhor idade e conquista inédita do Selo UNICEF.
Nos seis meses em que esteve à frente da Secretaria de Planejamento, Thaynnara também deixou sua marca, com a criação de projetos estratégicos que impulsionam o desenvolvimento da cidade, como:
Criação e condução do Escritório de Projetos (Decreto nº 018/2025);
Projeto Mulheres Conectadas – Letramento Digital e Gênero, em parceria com o IFPE;
Concepção do Prouni Rural Fasp (PL nº 007/2025), aprovado em 10/06/2025 na Câmara;
Coordenação da 1ª Conferência Municipal das Cidades, realizada em 17/06/2025;
Implementação do Plano “1 Ano de Governo em 100 dias”, que cumpriu 25% do Programa de Governo no início da gestão;
Plano Estratégico Institucional do Município (Decreto 019/2025);
Criação e elaboração do Caderno de Planejamento Estratégico da Gestão do Poder Executivo 2025-2028.
Durante sua passagem pelo Pajeú, ainda realizou inúmeros projetos culturais em praticamente todos os municípios, à frente do Clube do Cordel e integrando o Mulheres de Repente, único grupo brasileiro de poesia de improviso na modalidade Mesa de Glosas, chegando a representar nossa região em todo o Brasil, como na Feira Literária de Paraty e no Palácio do Itamaraty.
Thaynnara, que já havia sido homenageada pela Câmara de Carnaíba, foi recentemente homenageada pela Câmara de Vereadores de Tabira e Afogados. Em sua terra natal foi aprovada por unanimidade uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao seu trabalho e contribuição para o município.
Com uma carreira brilhante e um legado de realizações, Thaynnara se despede de Afogados da Ingazeira, mas deixa um marco importante na história política e social da cidade e da região.
Fonte: maispajeu.com.br