
O Ponto de Cultura Grupo de Dança Arte e Movimento é um coletivo formado por adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do NUCA. O grupo nasceu em 2021, logo após a pandemia, a partir da identificação do talento e do interesse dos adolescentes pela arte e pela cultura. Composto por 18 integrantes, com idades entre 12 e 17 anos, o grupo surgiu como uma iniciativa para fortalecer a expressão artística desses jovens.
Inicialmente, eles já dançavam em algumas ocasiões, mas ainda não tinham uma estrutura consolidada. Foi então que Mayara Silva, mobilizadora dos adolescentes, e Danielza Souza, orientadora social e hoje coordenadora e coreógrafa do grupo, decidiram dar mais suporte à iniciativa. Após alguns anos de atividades, em 2024, o grupo conquistou o reconhecimento como Ponto de Cultura, consolidando ainda mais sua atuação.
Atualmente, o Arte e Movimento leva o nome de Serra Talhada para diversas cidades de Pernambuco. O grupo já se apresentou em Recife, no Congresso Pernambucano de Municípios, em eventos do Selo UNICEF e, mais recentemente, na 14ª Bienal da UNE, também na capital pernambucana.
“Mais do que um grupo de dança, o Arte e Movimento se destaca por promover o empoderamento e o protagonismo juvenil. Os integrantes não apenas se expressam por meio da dança, mas também têm voz ativa nos eventos em que participam, aprendendo sobre cada experiência e compartilhando seus conhecimentos” destacou Mayara.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“O repertório do grupo é diversificado e valoriza as manifestações culturais nordestinas e brasileiras. Entre os espetáculos apresentados estão Xaxado, Frevo, Maculelê, Pastoril e Quadrilhas Juninas. Independentemente do estilo, o foco é sempre evidenciar o lado leve, bonito e envolvente da dança, promovendo valores como empatia, respeito e inclusão” explicou a mobilizadora.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
O Ponto de Cultura Arte e Movimento vem conquistando cada vez mais reconhecimento dentro e fora de Pernambuco, levando a dança como ferramenta de transformação social e valorização da juventude.
“O município vem dando todo o suporte o secretário de Assistência Social, Márcio Oliveira vem sendo um grande incentivador e apoiador do grupo, assim como, Márcia Conrado. Temos vários outros parceiros também como CDL, o Secretário de Esportes Nailson Gomes e graças a estes apoios, conseguimos levar a nossa cultura tão longe” comemora Mayara.
Fonte: faroldenoticias.com.br