
Com a sentença que decidiu pela cassação da chapa do Solidariedade em Serra Talhada e a consequente saída da vereadora Juliana Tenório, caso a denúncia seja acatada em segunda instância pelo TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral), haverá um novo cálculo para a Câmara Municipal da Capital do Xaxado.
O Farol conversou com dois de nossos parceiros, analistas políticos, o historiador e professor Paulo César Gomes, e Eraldo Nogueira, que durante mais de 35 anos gerenciou o banco Santander em diversas cidades do estado, sendo premiado e tornando-se referência em gestão em todao os município por onde passou.
Tanto nos cálculos de Paulo César, quanto no de Eraldo Nogueira, a possível saída de Juliana Tenório irá beneficiar o ex-vereador Vandinho da Saúde, que foi um dos denunciantes da fraude na cota de gênero do Solidariedade.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Vamos lá, sobre o coeficiente eleitoral: votos válidos para vereadores: 49.284 – 2.409 (Solidariedade), passa a ser 46.875 votos válidos e coeficiente passa a ser 2.757 para eleger um vereador. (Republicanos: 4,1% 4 vereadores), PSD (3,5% 4 vereadores), (PT 2,8% 3 vereadores), (Avante 2,3% 2 vereadores), Podemos (1,4% 1 vereador, sendo que é a última maior votação entre chapa com a maior sobra, sendo assim, Vandinho deve herdar a vaga de Júliana após o trânsito e julgado e a recontagem oficial dos votos”, avaliou Gomes.
“Pelo que vimos em nossas contas, a mudança seria Vandinho no lugar de Juliana”, apontou Eraldo Nogueira, completando: “Na decisão do magistrado pede a anulação dos votos da chapa do Solidariedade, diante disso o coeficiente reduz de 49.284 – 2.544 (SD) = 46.740. Coeficiente fica 2,749 votos. Na minha interpretação inicial, conforme meu entendimento na leitura que fiz, Vandinho sai beneficiado”.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
SAIBA MAIS
Vandinho abre processo contra chapa de Dr. Waldir por fraude
Cabe recurso: “Juliana não vai sair”, diz Waldir após cassação de chapa em ST
Fonte: faroldenoticias.com.br