Farol de Noticias

Exposição na Casa da Cultura homenageia vida e obra de Parosi

exposicao-na-casa-da-cultura-homenageia-vida-e-obra-de-parosi
Exposição na Casa da Cultura homenageia vida e obra de Parosi
Parosi
Fotos: Farol de Notícias / Licca Lima

A Casa da Cultura de Serra Talhada é palco da ‘Mostra de Arte em Homenagem a Parosi: Memórias de um Legado” até o dia 20 de outubro. A exposição promete proporcionar um passeio pela vida e obras do artista plástico Parosi (in memoriam). A visitação é gratuita e estará aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h no museu da cidade.

Paulo Rodrigues da Silva, popularmente conhecido como Parosi, nasceu em 22 de abril de 1953, no Sertão do Pajeú, era amante das artes e de tudo que lhe aproximava do social. Ao longo de sua carreira colecionou obras que trazem técnicas diversas e contemporâneas nas artes visuais, com referências de estudos e pesquisas feitas pelo serra-talhadense durante sua vida.

“A exposição teve o seu vernissage na noite do dia 23 de setembro com música e encontros culturais valiosos. Estaremos expondo até o dia 20 de outubro”, comentou a organizada, Netinha Rodrigues, ex-esposa e também produtora cultural. O projeto conta com o apoio da Fundação Cultural de Serra Talhada, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo Municipal (LPG).

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Exposição na Casa da Cultura homenageia vida e obra de Parosi

QUEM FOI PAROSI

Desde a infância sempre foi apaixonado pelo futebol e chegou a passar por vários times da cidade. Atuou como professor de matemática e trabalhou no Banco do Brasil por muitos anos na agência de Serra Talhada, onde foi presidente da Associação Atlética do Banco do Brasil, AABB.

Após sua aposentadoria, em 2003, Paulo dedicou-se ainda mais ao desenvolvimento de seus estudos e técnicas artísticas. Ficou conhecido pelas suas criações no mosaico de cerâmica, produzindo obras em telas e murais.

Expressando sua referência de realidade e dominando a arte da pirografia, escultura, barro, pintura a óleo e acrílica sobre tela, bem como, peças artesanais sofisticadas que unem várias técnicas. Suas principais obras retratam o sertão, a cultura popular, a arte clássica e medieval e a cultura pop, perpassando pelo Barroco e o contemporâneo.

DEU VIDA A CONCHA ACÚSTICA

Em 2008, Parosi inaugurou seu ateliê, localizado na Concha Acústica, no centro de Serra Talhada, que serviu como ponto de muitos encontros. Além de se tornar um ponto turístico e polo carnavalesco com o bloco “Tô na Concha”, fundado por ele e sua esposa Netinha Rodrigues, que o acompanhava em sua vida profissional desde a década de 1990, quando se conheceram.

Paulo Rodrigues faleceu em 30 de outubro de 2020, aos 67 anos, em decorrência de complicações após uma cirurgia cardíaca, deixando um grande legado artístico e cultural para Serra Talhada.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)

Parosi

Exposição na Casa da Cultura homenageia vida e obra de Parosi

Exposição na Casa da Cultura homenageia vida e obra de Parosi Exposição na Casa da Cultura homenageia vida e obra de Parosi Exposição na Casa da Cultura homenageia vida e obra de ParosiExposição na Casa da Cultura homenageia vida e obra de Parosi Exposição na Casa da Cultura homenageia vida e obra de Parosi Exposição na Casa da Cultura homenageia vida e obra de Parosi

Fonte: faroldenoticias.com.br