Banner
Farol de Noticias

Através do Sesc, Serra Talhada vai ganhar o Jardim Botânico da Caatinga

atraves-do-sesc,-serra-talhada-vai-ganhar-o-jardim-botanico-da-caatinga
Através do Sesc, Serra Talhada vai ganhar o Jardim Botânico da Caatinga
Foto-Guilherme-Lostt-Maker-Midia
Foto-Guilherme-Lostt-Maker-Midia

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Nacional da Caatinga. Em comemoração à data, o Sesc Pernambuco, realiza uma programação especial na unidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH, a partir das 8h30.

A solenidade marca a adesão do Sesc ao Programa Plantar Juntos, do Governo do Estado de Pernambuco, e institui o Jardim Botânico da Caatinga no Centro de Educação Ambiental (CEA Caatinga) do Sesc Serra Talhada.

O evento, que contará com a participação de instituições locais de ensino e pesquisa, sociedade civil e governo, compreende uma ação estratégica importante em Educação Ambiental no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre Sesc e CPRH, firmado em junho de 2022.

Dentre as ações previstas na programação, a assinatura do Termo de Adesão ao Programa Plantar Juntos reforça o compromisso do Sesc na promoção da conservação da Caatinga, numa data que celebra sua importância enquanto bioma extremamente rico e único para o nordeste brasileiro.

Neste sentido, o Programa, cujo objetivo é ampliar a cobertura vegetal nativa através do plantio e da recuperação de áreas degradadas dos biomas Mata Atlântica e Caatinga, disponibilizará, inicialmente, 50 mudas de árvores nativas de caatinga para serem plantadas no Sesc de Serra Talhada.

A solenidade também é um marco importante para o Estado e o Sertão do Pajeú, com a oficialização do Jardim Botânico da Caatinga do CEA, como o primeiro no bioma Caatinga em Pernambuco e o terceiro do Estado a integrar a Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Além da assinatura da adesão e instituição do Jardim Botânico, a programação do Dia da Caatinga contará com a palestra “A importância da Caatinga e os Desafios de sua Conservação”, proferida por docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/UAST), visita mediada ao CEA, com percurso guiado pelas trilhas, projetos de tecnologia social e Educação ambiental implantados no espaço.

“O Sesc Pernambuco tem grande compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente, promovendo ações e firmando parcerias para o avanço da proteção ambiental, como a que se faz agora com o Governo do Estado. Este Dia da Caatinga se torna ainda mais especial por oficializar o Jardim Botânico da Caatinga, o primeiro da nossa instituição.

“Assim, o trabalho ambiental realizado pelo Sesc Serra Talhada, será ampliado, possibilitando a atração de grupos de outras cidades, o turismo ecológico, com maior potencial de pesquisa e de conservação das espécies botânicas. Tudo isso, com a possibilidade de atuar em conjunto com a Rede Brasileira de Jardins Botânicos”, comemora o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto.

Jardim – Caatinga significa mata branca, nome dado pelos indígenas Tupi-guarani em referência à aparência que a floresta toma em tempos de estiagem. É a imagem seca, quando as plantas perdem a maioria das suas folhas, que faz muitas pessoas subestimarem o seu potencial.

Para representar a riqueza do bioma e o grande potencial de manutenção da vida do povo sertanejo por meio de pesquisas e projetos de extensão direcionados à sociobiodiversidade do Sertão pernambucano, o Sesc Serra Talhada inaugurou em 2022 o CEA Caatinga, que passa agora a incorporar o oficial Jardim Botânico da Caatinga.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O espaço recebe gratuitamente os interessados para uma visita mediada, com abordagens educativas sobre a região semiárida e o bioma, demonstrando algumas espécies da fauna e flora local. Durante o percurso no CEA, os visitantes também conhecem o quintal produtivo, composto por horta medicinal, horta em mandala, sistema de aquaponia – que aborda o uso adequado dos recursos, principalmente da água, para produção de alimentos e convivência no Semiárido, atuando como um laboratório vivo que compartilha tecnologias sociais desenvolvidas na região.

O espaço possui um viveiro de mudas e sistema de reaproveitamento de resíduos orgânicos com composteira, círculo de bananeira e minhocário, onde é possível observar técnicas para produção de adubo orgânico.

Os visitantes também terão a oportunidade de aprender mais sobre a importância da polinização observando variedades de abelhas nativas sem ferrão. Além das visitas mediadas, as ações de educação são ampliadas em palestras, oficinas, minicursos, vivências e rodas de conversa, em diversos temas relacionados às questões do meio ambiente e a sustentabilidade.

Utilizando óculos de realidade virtual é possível fazer um passeio guiado pelas instalações do Centro. A visitação ao espaço pode ser feita individualmente, por grupos ou escolas. Para agendar, é necessário entrar em contato por meio dos telefones: (87) 99999-2786 ou presencialmente no Sesc, que está localizado à Av. Vicente Inácio de Oliveira – Bom Jesus.

Serviço – Dia da Caatinga

Data: 28/04, a partir das 8h30

Local: Sesc Serra Talhada (Av. Vicente Inácio de Oliveira – Bom Jesus)

Informações: (87) (87) 99929-1298 | (87) 99999-2786

Fonte: faroldenoticias.com.br