
Para os católicos, esta semana que antecede a páscoa é conhecida como a Semana Santa. Durante este período, que é marcado pelo fim da quaresma e relembra os acontecimentos desde a morte até a ressureição de Jesus Cristo, para muitas pessoas é um momento de reflexão, oração e realização de penitêmcias
Nesta segunda-feira (14), a reportagem do Farol de Notícias esteve nas ruas do centro de Serra Talhada, para conversar com a população e saber o que esta data representa para as pessoas e como costumam vivenciar estes momentos.
Para a maioria dos entrevistados, algumas tradições que aprenderam com seus familiares ainda permanecem sendo colocadas em prática. Além disso, eles afirmam que é um momento de reflexão, recolhimento, abstinência e de muita importãncia para a renovação de sua fé.
Para Dona Maria Irene a data é composta de muito significado para sua fé. “A semana Santa representa muita coisa na vida da gente, representa a paz, a presença de Deus, o renascimento de Jesus, a Páscoa que vem e também a ressurreição. É muito bom a gente guardar os dias grandes, porque é o dia do senhor, dia do renascimento, dia da ressurreição e isso é muito importante para a gente. Eu sempre faço jejum e também doações neste período”
Dona Lurdes Carneiro conta que com o passar dos anos, a data ainda é celebrada com seus familiares, em sua residência, para ela, é um momento de agradecer e também de reunir suas filhas, netos e bisnetos. “Para mim, representa tudo. Eu tinha dois filhos, Deus levou e ficou minhas filhas. Quando tem a páscoa, eu faço a mesa para meus netos, bisnetos e agradeço a Deus, por ter levado meus filhos, por não ter sido ninguém que levou. Então Jesus está na companhia de todos nós e agradeço a vocês que são companhia de todos e sempre respeitam todo mundo” afirmou Dona Lurdes Carneiro.
Leandro Barros enfatizou a importância da data para sua fé. “A semana Santa para mim, representa um momento de muita fé, muita oração, muita reflexão de toda trajetória da vida de Jesus, de seu amor misericordioso conosco e demonstrando seu amor através da sua morte e ressurreição. Para mim, não é um momento de tradição mas, de reflexão, oração, meditação e de tentar renovar um pouco a nossa vida, tanto na caminhada cristã, como humana também e na questão de fé”
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Para Damiana Guimarães, alguns costumes adquiridos com sua mãe permanecem em prática até os dias de hoje “Este período representa muito para mim, é conversão, é tempo de mudança na nossa vida, a gente precisa reconhecer de verdade o que é a páscoa e Deus quer que nessa páscoa a gente se volte para ele cada vez mais, tenha mais amor, tenha mais compreensão com os outros. Desde criança minha mãe ensinou que a gente tem que fazer jejum, não comer carnes vermelhas, comer somente peixe e ela sempre passou isso para a gente”.
Para Dona Selícia Maria Pereira, “Significa muita coisa para mim, é um momento muito importante para a igreja, para as pessoas que acreditam em Jesus, que deu a vida por nós. Foi tanto amor que deu a própria vida para nos salvar. Neste período eu costumo fazer jejum, oração e se precisar, faço doação também”
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Para o jovem Jefersson Nascimento, que interpreta Jesus na encenação da via sacra, é um momento de recolhimento “A páscoa e a semana santa representam o sofrimento de cristo, o que ele passou, é o momento da gente ficar mais próximo, entrar em comunhão, termos um pouco mais de pensamento voltado para ele. Eu acho que neste momento a gente se recolhe mais, faz votos de penitência, prepara o coração e se doa para viver este momento, recordando o que ele passou.
Como já é de costume da igreja católica, muitas pessoas deixam de comer carne, nas quartas e nas sextas-feiras e durante o ano, nos domingos mas, eu acredito que a gente também pode fazer penitência de outras formas, deixando de comer ou beber algo que você gosta, deixar o celular um pouco de lado, que é mais difícil mas, a gente pode também conseguir, com a força de vontade”
Fonte: faroldenoticias.com.br