A Prefeitura de Brejinho continua investindo no desenvolvimento da apicultura no município e, desta vez, traz para os apicultores um curso especializado em seleção genética e criação de abelhas-rainha. A iniciativa visa aprimorar as técnicas utilizadas pelos produtores locais, garantindo uma produção ainda mais qualificada e produtiva.
Brejinho tem se consolidado como um grande polo produtor de mel, alcançando uma produção anual de aproximadamente 3.500 kg. Atualmente, o município conta com 19 apicultores ativos, que têm recebido apoio direto da administração municipal por meio da distribuição de kits de equipamentos necessários para a criação de abelhas e de formação técnica em parcerias com empresas especializadas.
A importância da produção de mel para a economia local é indiscutível. O setor não apenas gera renda para os agricultores, como também conta com o apoio da prefeitura, que adquire parte da produção através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destinando-a para entidades do município. O restante da produção é comercializado na região, com destaque para a Expo Brejinho, feira anual do município, além de eventos de negócios em cidades vizinhas. Além disso, parte do mel produzido abastece associações locais que fabricam cosméticos, geleias e até cachaça com mel.
Outro grande avanço para os apicultores de Brejinho foi a criação da Sala do Empreendedor, que oferece uma série de cursos voltados à qualificação e aprimoramento profissional. Atualmente, os produtores contam também com uma associação organizada, onde todos são sócios, fortalecendo ainda mais a categoria.
“Com esse novo curso de produção genética e criação de abelhas-rainha, reafirmamos o nosso compromisso com o fortalecimento da apicultura, garantindo mais qualidade e produtividade para os apicultores locais e impulsionando o desenvolvimento econômico do município”. Destacou o prefeito Gilson Bento.
Fonte: blogdoerbi.com.br