Apesar de a safra de milho e feijão estar em andamento nas principais regiões produtoras do Brasil, em Carnaíba, no interior de Pernambuco, as chuvas não estão sendo suficiente para o desenvolvimento das lavouras plantadas desde janeiro de 2024.
As chuvas que vem caindo na vale do Pajeú estão desnorteadas, escarças isso vem mostrando preocupação aos agricultores, como é o caso do agricultor José Ferreira, conhecido como Zé de Dê, morador do Bairro de Carnaíba Velha, na cidade.
Diariamente ele anda até 10 Km para chegar em sua roça, no sitio Serrinha, no extremo dos municípios de Carnaíba e Flores.
Carnaíba é a terceira cidade que mais recebeu chuvas este ano na região, mas as chuvas não se espalham para a zona rural, onde ficam as plantações.
Durante as primeiras três semanas de janeiro, a maioria das áreas agrícolas do país recebeu chuvas frequentes e em grandes volumes. Isso foi benéfico para a restauração e manutenção da umidade do solo. Essas condições climáticas proporcionam um ambiente favorável para a semeadura e crescimento das culturas da primeira safra.
Contudo, a combinação de poucas chuvas e altas temperaturas nas regiões Semiáridas do Nordeste, como é o caso de Carnaíba, pode ter limitado o desenvolvimento de algumas plantações.
É esperar para que as chuvas se controlem e favoreçam as plantações agrícolas. Veja abaixo, fotos de como está a roça de José Ferreira, na Serrinha de Carnaíba.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br