Blog Caue Rodrigues

Brasil já tem clima árido em área superior ao estado de SP, aponta estudo

brasil-ja-tem-clima-arido-em-area-superior-ao-estado-de-sp,-aponta-estudo
Brasil já tem clima árido em área superior ao estado de SP, aponta estudo

Um estudo publicado no Jornal de Ambientes Áridos aponta que o clima árido já está presente em áreas de quatro estados do Nordeste. A pesquisa é assinada por Humberto Barbosa, meteorologista coordenador do Lapis (Laboratório de Processamento de Imagens de Satélite) da Ufal (Universidade Federal de Alagoas).

Segundo o estudo, em termos climáticos, as terras áridas do Brasil ocupam hoje 282 mil km² – na Bahia, em Pernambuco, na Paraíba e em Piauí – o que é superior a área do estado de São Paulo (248 mil km²).

Isso corresponde a mais de 8% das terras do mapa do semiárido e, que já enfrenta, em condições normais, pelo menos 10 meses de estiagem.

No final do ano passado, uma nota técnica já trouxe um novo mapa, que apontou a existência, pela primeira vez, de uma área árida localizada no sertão norte da Bahia. O documento foi elaborado pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgãos do governo federal.

O clima árido é caracterizado pela baixa umidade do ar e com raros registros de chuva. Já o semiárido tem volume um pouco maior de precipitações e longos períodos de estiagem.

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br