Os vereadores Gilson Machado Filho e Thiago Medina, ambos do PL, estão sendo investigados pela Câmara Municipal do Recife após a divulgação de um vídeo em que aparecem fazendo comentários considerados ofensivos durante uma sessão legislativa. A gravação foi publicada nas redes sociais no dia 29 de abril e motivou uma denúncia formal por quebra de decoro parlamentar.
A denúncia foi protocolada nesta segunda-feira (5) por um grupo de vereadores composto por Cida Pedrosa (PCdoB), Jô Cavalcanti (PSOL), Liana Cirne (PT) e Kari. Segundo o documento, os parlamentares ironizaram de maneira desrespeitosa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com piadas de conotação sexual e capacitista.
O episódio ocorreu durante a votação de um projeto de lei que cria o “Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. Durante a sessão, Gilson Machado faz menção ao acidente de trabalho que levou à amputação de um dedo de Lula, sugerindo que o caso teria sido usado como justificativa para aposentadoria. Em tom de deboche, ele questiona onde estaria o dedo amputado e faz um gesto obsceno diante das câmeras.
Thiago Medina aparece ao lado, rindo e concordando com as falas. No mesmo dia, ele também publicou em sua conta na rede social X (antigo Twitter) a frase dita por Gilson no vídeo, ampliando a repercussão do caso.
Se a infração for confirmada, os vereadores podem receber advertência formal ou até mesmo serem suspensos das atividades parlamentares por até 30 dias. O processo segue em trâmite na Casa Legislativa.
Fonte: pernambuconoticias.com.br