O Governo de Pernambuco deu início ao processo de construção de quatro grandes maternidades nos municípios de Serra Talhada e Ouricuri, no Sertão; Garanhuns, no Agreste; e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os editais de licitação foram publicados no Diário Oficial do Estado, marcando um investimento total de R$ 240 milhões.
Com a conclusão das obras, as novas unidades oferecerão 550 novos leitos, ampliando o atendimento materno-infantil no estado. Além disso, essas maternidades se somam ao Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, que terá 190 leitos e será entregue ainda no primeiro semestre deste ano.
A maternidade de Igarassu contará com 150 leitos e atenderá gestantes da cidade e de municípios como Abreu e Lima, Araçoiaba, Itamaracá, Itapissuma e Paulista, além de cidades da Zona da Mata Norte.
Já em Garanhuns, também com 150 leitos, a unidade beneficiará mulheres de diversos municípios do Agreste, incluindo Lajedo, São João, Terezinha e Caetés.
No Sertão, a maternidade de Serra Talhada terá 150 leitos e será referência para cidades como Afogados da Ingazeira, Floresta, São José do Egito e Triunfo.
Por fim, a unidade de Ouricuri, com 100 leitos, atenderá gestantes da cidade e de municípios como Araripina, Exu, Bodocó e Parnamirim.
As maternidades serão construídas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e fazem parte da estratégia do governo para descentralizar e fortalecer os serviços de saúde materno-infantil em Pernambuco.
Fonte: pernambuconoticias.com.br