Banner
Pernambuco

Mulheres de Gravatá realizam mamografia no Posto 1 em ação de prevenção ao câncer de mama

mulheres-de-gravata-realizam-mamografia-no-posto-1-em-acao-de-prevencao-ao-cancer-de-mama
Mulheres de Gravatá realizam mamografia no Posto 1 em ação de prevenção ao câncer de mama

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, segue intensificando os cuidados com a saúde da mulher, promovendo a realização gratuita de exames de mamografia para usuárias do SUS. Na última quinta-feira (20), cem mulheres compareceram ao Posto 1 para a realização do exame, essencial na detecção precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais mata no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até 2025, estima-se que mais de 73 mil novos casos da doença sejam registrados no país, com cerca de 18 mil mortes. Diante desse cenário, ações como essa são fundamentais para garantir um diagnóstico precoce e aumentar as chances de tratamento eficaz.

Mulheres aprovam a iniciativa

Joselita Maria, diarista de 40 anos e moradora da Área Verde, destacou a importância da mamografia. “Muitas mulheres ainda não têm consciência de como esse exame pode salvar vidas. No meu caso, tenho um familiar que passou por isso e, graças a Deus, fez o tratamento e se recuperou. Nem todas têm condições de pagar por exames particulares, então essa iniciativa da Prefeitura faz toda a diferença”, afirmou.

Para Marília Botelho, assistente social de 48 anos e moradora do bairro Maria Auxiliadora, a acessibilidade foi um dos pontos mais positivos da ação. “Antes, eu precisava ir para outras cidades para fazer a mamografia. Ter essa oportunidade em Gravatá facilita muito. Além disso, é essencial que todas as mulheres façam o autoexame e exames preventivos regularmente”, ressaltou.

Compromisso com a saúde da mulher

A secretária de Saúde de Gravatá, Viviany Cavalcante, reforçou o compromisso da gestão municipal com a ampliação dos serviços voltados ao público feminino. “As mulheres atendidas hoje procuraram suas Unidades de Saúde, foram encaminhadas pelas enfermeiras e agendadas via Regulação. Essa ação acontece regularmente desde o ano passado e continuará, pois o câncer de mama é um dos que mais mata no Brasil. Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais exames de qualidade e, em breve, ampliaremos essa oferta”, destacou.

A iniciativa reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher, garantindo maior acessibilidade a exames fundamentais para a detecção precoce de doenças graves.

Fonte: pernambuconoticias.com.br