Pernambuco

Justiça extingue ação contra Garanhuns após melhorias no SAMU

justica-extingue-acao-contra-garanhuns-apos-melhorias-no-samu
Justiça extingue ação contra Garanhuns após melhorias no SAMU

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitou e a Justiça acatou a extinção de uma Ação Civil Pública movida contra o município de Garanhuns, referente a irregularidades no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A ação foi iniciada em 2016, durante a gestão do ex-prefeito Izaías Régis, mas foi considerada sem objeto devido aos investimentos realizados pela administração atual.

– Publicidade –

A Promotora de Justiça Larissa de Almeida Moura Albuquerque destacou que a ampliação dos serviços do SAMU pela prefeitura atendeu às exigências do processo. O juiz Glacidelson Antônio da Silva, da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, acolheu o pedido e determinou o arquivamento do caso.

A secretária de Saúde, Catarina Tenório, ressaltou que, somente em 2024, foram investidos mais de R$ 1 milhão no SAMU, incluindo a aquisição de uma ambulância básica e uma UTI móvel, além da contratação de 25 novos profissionais para reforçar o atendimento.

O prefeito Sivaldo Albino comemorou a decisão, destacando que os investimentos na saúde do município vão além do SAMU. Ele citou a construção do Hospital Municipal, a parceria para o Hospital de Amor, além da ampliação de UBSs, Caps 24h e programas como “Medicamento em Casa” e “Consultório na Rua”. Para o gestor, o reconhecimento da Justiça e do MPPE confirma que a cidade está no caminho certo na área da saúde.

Fonte: pernambuconoticias.com.br