A Agência Transfusional do Hospital do Servidor do Estado (HSE) está enfrentando uma baixa nos estoques e reforça a necessidade urgente de doações de sangue. O setor, que funciona ininterruptamente, é responsável por todos os processos relacionados às transfusões realizadas na unidade hospitalar.
Segundo a gerente médica e responsável técnica da Agência, Marília Braga, o esforço para conscientizar a população é diário. “Todos os dias orientamos familiares, acompanhantes e quem estiver no hospital para que doem sangue ou mobilizem suas comunidades, ajudando quem está precisando”, destacou.
Os interessados em colaborar devem se dirigir à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Após a coleta, o HSE é abastecido com os estoques necessários para as transfusões diárias. Para doar, é indispensável apresentar um documento oficial com foto — como RG, Carteira de Trabalho ou CNH —, além de estar fora dos grupos de risco para doenças sexualmente transmissíveis e não ter histórico de Hepatite, Malária ou Doença de Chagas.
Embora os tipos sanguíneos A+ e O+ sejam os mais solicitados, a necessidade é abrangente, com prioridade também para os tipos considerados raros, especialmente aqueles com fator Rh negativo (A-, B-, AB- e O-).
Marília Braga explicou que o processo de transfusão no HSE é minucioso. “Acompanhamos desde o pedido de transfusão, coletamos amostras, realizamos os testes de compatibilidade e, após a transfusão, fazemos uma busca ativa para verificar possíveis reações. Caso ocorram, oferecemos todo o suporte necessário para o manejo adequado”, completou.
A campanha do HSE busca mobilizar a sociedade para garantir que pacientes internados continuem recebendo o tratamento necessário com segurança e qualidade.
Fonte: pernambuconoticias.com.br












