Pernambuco

Gravataenses atendem chamado pelo Dia D de vacinação contra influenza

gravataenses-atendem-chamado-pelo-dia-d-de-vacinacao-contra-influenza
Gravataenses atendem chamado pelo Dia D de vacinação contra influenza

O sábado (13) de sol em Gravatá foi marcado pelo Dia D de vacinação contra a influenza, uma campanha que aconteceu no Brasil inteiro por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). Na cidade pernambucana, foi registrada a quantidade de 862 doses administradas.

Os grupos prioritários da campanha puderam receber a dose na Praça da Matriz, nas Unidades Básicas de Saúde Cruzeiro I Judas Tadeu, Boa Vista Nielson Lucivânio, Ricardo Valmir, Nossa Senhora das Graças, Posto I Fernando da Veiga Pessoa, além dos supermercados Santana do Polo Moveleiro e Novo Atacarejo.

Glória Farias, aposentada, recebeu a dose da vacina na Praça da Matriz. “Eu fiquei sabendo dessa ação através da publicidade da prefeitura, que colocou o carro na cidade fazendo a campanha para as pessoas virem vacinar, em especial as pessoas idosas e as crianças. Tem que ter essa importância, a saúde daqui de Gravatá está de parabéns por essa campanha, por alavancar esses trabalhos. A vacina é a prevenção para que não venha ocorrer essa gripe que está ocasionando as pessoas. O Governo Federal manda para os municípios justamente para que haja essa prevenção para toda população do Brasil”.

Rosa Maria de Albuquerque Pontes, agricultora, mencionou o quanto é importante ficar imunizado. “Fiquei sabendo dessa ação através da internet, o que eu acho maravilhoso, pois não perco. Primeiro lugar tenho meu cartão de vacina completo, porque eu viajo muito, principalmente para outros países pela Obra de Maria. Acho que todo mundo deveria se vacinar para evitar, porque assim você fica prevenido, se tiver uma gripe será da mais fraca”.

Everilton Barbosa, advogado, tem consciência da relevância da campanha e faz um alerta. “Essa ação eu tomei conhecimento através da televisão comunicando que hoje seria o Dia Nacional de Vacinação. Isso é uma medida profilática de cuidado que todo governo deve executar relativamente na população a qual ele administra. A prefeitura está de parabéns em agir assim e que continue. É de suma importância que haja essa vacinação em grande quantidade para se evitar a proliferação da gripe, que ela mata”.

O Dia D foi no sábado, mas a campanha de imunização continua nos postos de saúde de Gravatá até o dia 31 de maio.

Os grupos prioritários que já podem receber a vacina são: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Fonte: pernambuconoticias.com.br