Entre os dias 12 e 16 de maio de 2025, Gravatá será um dos municípios participantes da terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”, uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de combater o sub-registro civil e ampliar o acesso à documentação básica. A campanha conta com o apoio do Governo Federal, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Prefeitura de Gravatá e o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do município.
Durante o período da ação, serão emitidas gratuitamente certidões de nascimento e casamento para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como indígenas, quilombolas, moradores de rua, custodiados ou ex-detentos. O atendimento é realizado diretamente no cartório e não possui limite de solicitações para o público-alvo.
Para ser atendido, é necessário apresentar um documento de identificação, preencher um formulário de hipossuficiência e, se possível, levar uma cópia da certidão antiga. A campanha garante o acesso à cidadania e aos direitos fundamentais por meio da regularização documental.
Além das certidões, também será possível solicitar a emissão da carteira de identidade. Neste caso, os interessados devem procurar o Setor de Identificação da Prefeitura de Gravatá. A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas em promover inclusão social e cidadania plena às comunidades mais vulneráveis.
Em Gravatá, até saco de lixo vira palanque para a oposição
Mundo Curioso
Fonte: pernambuconoticias.com.br