Pernambuco

Gravatá aumenta oferta de exames de ultrassonografias e reduz filas de espera nas USFs

gravata-aumenta-oferta-de-exames-de-ultrassonografias-e-reduz-filas-de-espera-nas-usfs
Gravatá aumenta oferta de exames de ultrassonografias e reduz filas de espera nas USFs
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Na quarta-feira (08), a USF Ricardo Valmir, realizou exames de ultrassonografia na Unidade Móvel para os usuários que estavam na fila de espera, com a realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde.

Os usuários da USF Ricardo Valmir, que estavam na fila de espera para a realização dos exames de ultrassonografia, puderam desfrutar do serviço na comunidade, com a Unidade Móvel, onde tiveram a maior assistência sem precisar sair da própria comunidade.

A Central de Regulação do município tem realizado estratégias para o enfrentamento da fila de espera aos usuários, e o município tem investido nessa redução da demanda reprimida e, com isso, melhorar a oferta de novos exames.

Karina Alves, dona de casa e usuária da USF Ricardo Valmir, se sente realizada e fala: “Eu me sinto feliz porque está chegando no nosso bairro a unidade móvel, a Secretaria de Saúde está de parabéns porque a gente não precisou se deslocar para outro local e está vindo até nós. É uma maravilha para todos nós!”

Selma Magalhães, coordenadora da Central de Regulação, explica: “A Secretaria de Saúde, tem feito um trabalho para o município conseguir enxergar a nossa demanda e com esse estudo, inclusive a partir do sistema de regulação municipal que a secretaria adquiriu poder enxergar de forma clara a nossa demanda, trazida pelo posto de saúde. Traçamos uma estratégia de enfrentamento da fila de espera de ultrassonografia do município, que é realmente um desafio pra gente. A partir deste mês o município passa de 300 exames ofertados para 600 exames, com essas ofertas vamos atender as necessidades da população. Aqui no Ricardo Valmir era onde a gente tinha a maior fila de espera, então hoje a gente está ofertando 35 exames de ultrassonografias e assim a gente vai seguir com todos os PSFs. O objetivo da gente é seguir com essas estratégias até que a gente consiga ter uma fila de espera com um espaço bem mais curto”.

Fonte: pernambuconoticias.com.br