Pernambuco

Governo adia ‘Enem dos Concursos’, mas ainda não tem nova data para provas

governo-adia-‘enem-dos-concursos’,-mas-ainda-nao-tem-nova-data-para-provas
Governo adia ‘Enem dos Concursos’, mas ainda não tem nova data para provas

O governo federal decidiu nesta 6ª feira (3.mai.2024) adiar a aplicação das provas do CNU (Concurso Nacional Unificado) em todo o Brasil. O exame estava marcado para domingo (5.mai). A decisão se justifica pela situação de calamidade pública causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, onde ao menos 31 pessoas já morreram.

Conhecido popularmente como “Enem dos Concursos”, o país tem 2,14 milhões de inscritos na prova em 228 municípios. 

Um total de 80.348 pessoas (4,3% do total para o Brasil) estão inscritas para realizar as provas em 10 municípios gaúchos (3,7% do total). Os dados são do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. 

A decisão foi tomada com a aprovação da ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos). Ela falará à imprensa às 15h sobre o assunto no Palácio do Planalto.

Dweck recuou em relação ao que foi anunciado na 5ª feira (2.mai). O governo havia determinado a realização da prova em todo o país, inclusive no Rio Grande do Sul.

Mais cedo nesta 6ª feira, o ministro Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) disse que o adiamento do concurso custaria R$ 50 milhões aos cofres públicos.

Houve despreparo por parte da equipe responsável pela prova. O edital do concurso não estipula uma possível reaplicação (local ou nacional) em situações de desastres naturais. É mencionado só um reembolso para as pessoas que passem por esse tipo de situação no dia da prova.

Fonte: vilabelaonline.com