Pernambuco

Deslizamentos e alagamentos causam caos na Região Metropolitana do Recife após fortes chuvas

deslizamentos-e-alagamentos-causam-caos-na-regiao-metropolitana-do-recife-apos-fortes-chuvas
Deslizamentos e alagamentos causam caos na Região Metropolitana do Recife após fortes chuvas
Deslizamento de barreira/Reprodução

A Região Metropolitana do Recife enfrenta sérias consequências provocadas pelas fortes chuvas que caem desde a noite da quarta-feira (14). Até a manhã desta quinta (15), foram registradas pelo menos cinco ocorrências de deslizamentos de barreiras em diferentes pontos da capital e municípios vizinhos, além de dezenas de áreas alagadas e mortes por descarga elétrica.

Na zona norte do Recife, o bairro da Bomba do Hemetério foi um dos mais afetados. Uma barreira que estava em processo de contenção cedeu, atingindo duas casas. Segundo moradores, essas residências já estavam interditadas desde 2015, após um deslizamento anterior que deixou duas vítimas fatais. A lama invadiu os imóveis, agravando ainda mais a situação. Equipes da URB e da Emlurb foram acionadas para atuar na área, mas a previsão de conclusão da obra de contenção é apenas para 2026.

No Cabo de Santo Agostinho, um novo deslizamento foi registrado, porém, sem vítimas. Já em Jaboatão dos Guararapes, três ocorrências semelhantes foram relatadas nos bairros de Zumbi do Pacheco e Sucupira. De acordo com a Defesa Civil, a intensidade da chuva contribuiu para que as barreiras não resistissem, embora nenhuma vítima tenha sido registrada. As famílias afetadas receberam apoio imediato das autoridades locais.

Além dos deslizamentos, o Recife contabiliza um cenário crítico com 72 pontos de alagamento, conforme a CTTU. Também foram registradas a queda de 15 árvores e danos em seis semáforos. Duas pessoas morreram após serem atingidas por descarga elétrica. Dez pessoas foram acolhidas em abrigos emergenciais disponibilizados pela Prefeitura do Recife.

As autoridades seguem em alerta, monitorando áreas de risco e prestando assistência às famílias impactadas pelas chuvas intensas que ainda persistem na região.

Em Gravatá, até saco de lixo vira palanque para a oposição

Mundo Curioso

Fonte: pernambuconoticias.com.br

Tags