Pernambuco

Comunidade de Beirinha, no Recife, renasce com obras de requalificação urbana e social

comunidade-de-beirinha,-no-recife,-renasce-com-obras-de-requalificacao-urbana-e-social
Comunidade de Beirinha, no Recife, renasce com obras de requalificação urbana e social
Foto: Wagner Ramos

Entre o Rio Tejipió e o bairro de Areias, a comunidade de Beirinha está vivendo um momento de transformação. A Prefeitura do Recife, através do programa Mais Vida, conduzido pelo Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), realizou uma ampla requalificação urbana e social no local, investindo cerca de R$ 172.200,00. A iniciativa trouxe melhorias estruturais e criou espaços que reforçam a identidade cultural ribeirinha, integrando elementos naturais como o manguezal à nova paisagem.

O projeto incluiu a instalação de mobiliário urbano, brinquedos, sinalização, arte urbana e ações de paisagismo, impactando diretamente cerca de 250 famílias. O prefeito João Campos esteve presente na comunidade neste sábado (24) para conferir de perto as intervenções. Segundo ele, é possível transformar a cidade com ações de diferentes escalas, sempre ouvindo a população e atendendo às suas expectativas.

Mais do que uma obra física, a requalificação envolveu um processo participativo. Moradores de todas as idades contribuíram para a concepção dos novos espaços, que agora contam com áreas para calistenia, alongamento e convivência. Foram instalados jarros de concreto, floreiras, mesas, bancos e varais de ferro, além de 30 metros de corrimão para garantir acessibilidade e melhorias nos acessos residenciais.

A comunidade ganhou também uma área infantil equipada com circuito lúdico, balanços, escorregadores e jogos interativos na “Rua do Brincar”. Para estimular a leitura, foi criada uma livroteca, enquanto o paisagismo foi valorizado com o plantio de 180 mudas ornamentais, 15 árvores e a implantação de uma horta na Creche-Escola Mulheres de Beirinha, em parceria com a Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (SEAU).

A intervenção ainda recuperou 132 metros de passeio público e modernizou a sinalização com placas, mapas e avisos educativos. Um dos destaques foi a valorização da arte urbana: 25 painéis foram pintados por artistas locais como Almir Pedro e Luciano Ferreira, além de jovens da comunidade orientados pelo artista Luiz Amorim, dentro do programa Colorindo o Recife, do GIURB.

Moradora da comunidade, Fabíola Azevedo, de 33 anos, destacou a importância das mudanças para sua família e outras crianças. “Meu menino gosta muito de ficar por aqui, jogando bola. Vai ser muito legal não só para ele, mas para outras crianças também, estimulando a sair um pouco do celular e se distrair”, comentou.

As novas praças, o calçadão e os equipamentos urbanos não só melhoraram a infraestrutura de Beirinha, como também fortaleceram os vínculos sociais e o sentimento de pertencimento, resgatando a conexão dos moradores com seu ambiente natural e cultural.

Fonte: pernambuconoticias.com.br

Tags