Mais Pajeu

Projeto CajuSol: Alunas da ETE Professor Paulo Freire e o Poder da Inovação Sustentável

projeto-cajusol:-alunas-da-ete-professor-paulo-freire-e-o-poder-da-inovacao-sustentavel
Projeto CajuSol: Alunas da ETE Professor Paulo Freire e o Poder da Inovação Sustentável

Compartilhe nosso conteúdo:

As alunas da ETE Professor Paulo Freire, de Carnaíba, e participantes do programa Power4Girls, promovido pela Embaixada dos EUA em parceria com o Instituto Glória, estão fazendo história com o projeto CajuSol, que visa oferecer soluções sustentáveis e inovadoras para problemas ambientais.

Tudo começou com a ideia de Ingrid Clara, moradora de uma comunidade quilombola, que notou a grande produção de castanha de caju em sua região. Ao investigar mais a fundo, ela percebeu que a casca do caju, apesar de abundante, gerava grandes volumes de resíduos, o que causava sérios impactos ambientais. Foi aí que surgiu a inspiração para o projeto CajuSol: transformar o LCC (Líquido da Castanha de Caju) em um material utilizado para o desenvolvimento de superfícies seletivas, aplicáveis em placas e coletores solares, com o objetivo de melhorar a captura e a eficiência energética.

O impacto do projeto foi tão grande que, neste mês de novembro, as alunas tiveram a oportunidade de viajar para Brasília para apresentar o CajuSol na Embaixada dos Estados Unidos. Elas foram selecionadas entre os 20 melhores projetos do país e são a única equipe representante do estado de Pernambuco. O time é composto por quatro alunas do 1° ano: Julia Nicolly, Maria Gabrielly, Jamilly Gadelha e Ingrid Clara, que contam com a orientação da professora Carla Robécia e coorientação do professor Gustavo Bezerra.

“Estamos muito orgulhosas de contribuir para um futuro mais sustentável e de representar nossa escola e nosso estado em uma iniciativa tão importante”, disse uma das alunas, visivelmente emocionada, ao compartilhar sua experiência com o blog.

Esse é mais um exemplo do poder da educação e da inovação para transformar realidades e construir um futuro melhor para o planeta. Parabéns a todas as alunas envolvidas e à coordenadora Carla Robécia, que guiou o time com empenho e dedicação. O projeto CajuSol é uma prova de que, com criatividade e comprometimento, é possível gerar soluções ambientais que fazem a diferença!

Fonte: maispajeu.com.br