Compartilhe nosso conteúdo:
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, deram início esta semana às ações do Projeto “Mulheres Conectadas”. A primeira atividade aconteceu na Escola São João, reunindo mulheres da comunidade rural de mesmo nome.
Nessa primeira etapa, o projeto atenderá dezesseis mulheres com o curso “Letramento Digital e Gênero”, coordenado pela professora e coordenadora de licenciatura em informática do IFPE, Maria Amélia, e ministrado por estudantes do curso. A formação terá a duracao de seis semanas.
Além de promover inclusão digital e empoderamento feminino, a iniciativa traz um diferencial importante: a abordagem da trajetória histórica das mulheres na busca por direitos e autonomia. Durante as aulas, será trabalhada uma linha do tempo das conquistas femininas, desde o direito ao voto até a ocupação de espaços no mercado de trabalho e na tecnologia. Esse resgate histórico permitirá que as participantes compreendam o papel fundamental da educação e da conectividade na construção da igualdade de gênero.
“O letramento digital não é apenas aprender a usar um computador ou um celular – é sobre ter o poder de se conectar, se informar, ampliar horizontes e fazer escolhas com mais segurança e independência. Ao longo da história, as mulheres enfrentaram desafios para conquistar direitos, e hoje, ao dominar a tecnologia, elas dão mais um passo essencial para garantir sua autonomia e participação ativa na sociedade”, destacou a Secretária da Mulher, Erivânia Barros, representando a gestão municipal.
O “Mulheres Conectadas” não só impacta diretamente a vida das participantes, mas também reforça a necessidade de políticas públicas que garantam equidade de gênero e acesso a oportunidades. A inclusão digital das mulheres reduz barreiras estruturais, fortalece a autonomia feminina e impulsiona o desenvolvimento econômico e social do município.
Com essa ação, o Governo Municipal e o IFPE reafirmam seu compromisso com a educação, a tecnologia e a equidade de gênero, garantindo que cada vez mais mulheres ocupem seu espaço no mundo digital e na sociedade.
Participaram da atividade, o Secretário de Governo, Rubinho do São João, a Secretária Adjunta da Mulher, Risolene Lima, a Secretária Adjunta de Planejamento e Gestão, Lorrane Marinho, a gestora da Escola São João, Daniella Cândido, e a representante do IDH, Célia Sousa. No âmbito da Prefeitura de Afogados, o “mulheres conectadas” é coordenado pela secretaria da mulher, em parceria com as secretarias de governo e planejamento e gestão.
Fonte: maispajeu.com.br