Compartilhe nosso conteúdo:
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), expulsou a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria Inês da Silva Barbosa da Conferência Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) realizada nesta quarta-feira (30/08) no Hotel Fazenda em Cuiabá.
Abilio e Maria Inês que é mestre em Serviço Social, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), discutiram durante a conferência depois que a professora utilizou pronomes neutros durante a sua palestra. A conferência é organizada pelo Conselho Muncipal de Saúde, órgão independente da Prefeitura de Cuiabá.
O prefeito se irritou com o uso dos pronomes, que classificou como “doutrinação ideológica”. Em seguida, a professora rebateu, afirmando que a utilização do pronome seria uma forma de tratar pacientes de forma igualitária.
“Durante a minha gestão não vou aceitar doutrinação ideológica”, declarou Abilio. “A gente vai fazer a discussão do município de Cuiabá conforme as nossas regras, se a senhora não se sentir à vontade em fazer uma apresentação que discuta saúde do município de Cuiabá sem doutrinação ideológica e sem manifestação do pronome neutro eu vou suspender a apresentação”, afirmou Abilio.
A professora respondeu: “Eu só tenho a dizer ao senhor, com todo respeito à sua forma de pensar, que eu tenho uma forma de pensar distinta. Quando eu falo de equidade, eu tenho que considerar todos, todas e todes. Eu estou falando do acesso universal. O acesso universal igualitário é para todos, todas e todes. O senhor não se preocupe, porque o senhor não vai precisar me retirar da sala, porque eu mesma me retiro”.
E você o que pensa sobre o assunto? 🤔🗣️💬
Fonte: maispajeu.com.br