Compartilhe nosso conteúdo:
Neste final de semana Afogados foi palco de mais um grande encontro de bacamarteiros, uma celebração a essa centenária tradição nordestina.
A programação teve início logo cedo, às 6h, com concentração, missa e café da manhã em frente à Igreja Católica do bairro São Francisco.
Logo após o café, os bacamarteiros saíram em cortejo em direção ao centro desportivo municipal. O ponto alto do percurso foi a parada para a foto oficial, realizada em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, marcando a união e o espírito de confraternização do evento.
Durante o cortejo, houve uma formação especial para homenagear dois ícones da cultura local: o eterno Zé de Zumira e José Patriota. As homenagens emocionaram os participantes, que realizaram tiros de salva em respeito à memória de ambos.
O evento foi organizado pela associação de bacamarteiros de Afogados da Ingazeira, como o apoio da secretaria municipal de cultura e esportes, e reuniu cerca de 250 bacamarteiros, de 22 cidades diferentes, incluindo representantes de localidades como Juazeiro do Norte (CE), Serra Talhada (PE), Salgueiro (PE), Verdejante (PE), Cupira (PE), Custódia (PE), Belém de Maria (PE), Princesa Isabel (PB), Flores (PE), Palmares (PE), Capela (SE), Santa Cruz da Baixa Verde (PE), Triunfo (PE), Abreu e Lima (PE), Solidão (PE), Aracaju (SE), São José do Belmonte (PE), entre outras.
O encontro reforça a importância da preservação das tradições e da cultura dos barmateiros, além de promover a integração entre cidades e Estados do Nordeste.
Fonte: maispajeu.com.br