Compartilhe nosso conteúdo:
Nesta semana, no dia 11 de fevereiro de 2026, a afogadense Laeiguea Bezerra de Souza foi aprovada com mérito depois da defesa da sua tese “Suxtenta Dona Marias”: memória e resistência no discurso artístico de Jéssica Caitano”. A banca que avaliou a tese não economizou elogios e ainda propôs que a pesquisa fosse publicada em livro. Com o título, a afogadense se torna uma das primeiras conterrâneas a se tornar Doutora em Letras/Linguística, senão a primeira do município.
Laeiguea é professora da rede estadual de Pernambuco e hoje reside na cidade do Recife, mas seu trajeto acadêmico começou quando ainda residia em Afogados da Ingazeira e atuava também na rede municipal de ensino. Na mesma época atuou como produtora cultural e conheceu a obra da artista Jéssica Caitano, de Triunfo, que é estudada no trabalho.
Na tese, a agora doutora, analisa os movimentos da produção artística da triunfense e como isso contribui para revelar uma identidade sobre o sertão e os sertanejos bem diferente do que as pessoas de outros lugares “conhecem” (de ser um lugar de seca, fome, miséria e marginalizados). A partir da Análise do Discurso, a pesquisadora faz um percurso entre a cultura da região do Pajeú, principalmente Triunfo, trabalhos de pesquisadoras locais, movimentações artísticas de resistência, festas tradicionais de poesia, sempre ressaltando a importância da contribuição das mulheres.
Fonte: maispajeu.com.br














