Como parte da programação da 15ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, o Sesc realiza no dia 14 de dezembro, a partir das 18h, no Theatro Cinema Guarany, a terceira edição da Mostra Judith Quinto de Curtas. Serão apresentadas três produções locais. A entrada é gratuita.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Os filmes selecionados para serem exibidos nesta edição da Mostra são: “Sou que nem Mandacaru”, da diretora Bruna Florie; o documentário “Festa da Consciência Negra do Quilombo de Águas Claras”, dirigido por Ramylle Barbosa; e “O Saco do Velho”, com direção do Coletivo Cinema no Interior.
A Mostra faz parte do projeto Fábrica de Criação Popular: Memória Social e Patrimônio Cultural do Sesc, que tem por objetivo desenvolver atividades que possibilitem o reconhecimento e fortalecimento das potências poéticas dos territórios através das narrativas do imaginário social e popular, salvaguardando as memórias sociais e os patrimônios culturais triunfenses a partir da sua diversidade cultural em uma perspectiva de imersão afetiva.
O Festival de Cinema de Triunfo começou no dia 9 de dezembro e acontece até o dia 14, com mostras de curtas, médias e longas-metragens, assim como oficinas e outras atividades especiais. O evento é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura Municipal de Triunfo, do Sesc e da Associação Comercial de Triunfo.
Homenageada – Judith com TH, como sempre ressaltava, nasceu no dia 24 de fevereiro de 1935. Em 1952, trabalhava no Theatro Cinema Guarany como confeiteira, vendia confeitos, pipocas, bombons e sorvete. Com o tempo, substituiu sua colega Emília Barros na bilheteria. Também participava dos grupos de teatro que se apresentavam no Guarany. Junto a ela, soma- se o seu irmão Bal, responsável pela projeção dos filmes na mesma época. Judith era conhecida por sua vitalidade, vaidade e pelo seu jeito alegre.
Assim como outras mulheres sertanejas, Judith Quinto deixou seu legado na produção material e imaterial que constitui a memória de uma cultura, sendo sempre lembrada por ser uma referência cultural e histórica na memória da cidade. Judith Pereira Quinto faleceu em 14 de novembro de 2015.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Serviço: Mostra Judith Quinto
- Data: 14 de dezembro
- Horário: A partir das 18h
- Local: Theatro Cinema Guarany
- Entrada: gratuita
- Informações: (87) 3846-1341
Fonte: faroldenoticias.com.br