Farol de Noticias

ETEAST leva o teatro para escolas municipais de Serra Talhada

eteast-leva-o-teatro-para-escolas-municipais-de-serra-talhada
ETEAST leva o teatro para escolas municipais de Serra Talhada
Teatro e cultura - Fotos: Divulgação
Teatro e cultura – Fotos: Divulgação

Neste mês de maio algumas escolas da rede municipal de ensino de Serra Talhada receberão o projeto: “Recitação Poética Uma Ode à Serra Talhada” do produtor cultural Weslley Lima, com produção geral da Equipe Teatral de Serra Talhada – ETEAST.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O projeto é fruto da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo e é gerida pela Fundação Cultura de Serra Talhada. A encenação, que será apresentada pelos artistas cênicos para o publico estudantil do fundamental 2, faz a junção dessas duas manifestações artísticas tão intrínsecas, partindo de poesias que enaltecem as belezas e histórias de Serra Talhada, que acaba de completar 173 anos emancipação.

Um ponto que merece destaque são os textos escolhidos para cada cena, todos escritos por mulheres/poetisas serra-talhadenses, agregando valor ao gênero feminino e colocando-as em foco, através da poesia escrita, falada e teatralizada, outro detalhe significativo é a execução do “Hino de Serra Talhada”, uma composição da professora Anália Rocha, com melodia do Maestro Luiz Benjamim, na voz da atriz Dorotea Nogueira.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O IMPACTO DO TEATRO

O Teatro, ao longo da história humana, se consolidou como uma manifestação artística que, dentre suas inúmeras funções: aguça as sensações humanas, transforma realidades, desperta ações e reações. Já a poesia é fascinante e reveladora, acalenta a alma de quem as lê e de quem as escreve.

Os poemas selecionados são: “Coração Pernambucano”, “Serra Talhada 1 e 2”, e “Minha Terra Natal”, da professora aposentada, poetisa e cordelista Maria de Jesus Sousa; “Parabéns, Serra Talhada”, de Adalva Cordeiro, também professora aposentada, escritora e poetisa; além da glosa sobre o mote: “o lugar onde nasci, tem beleza e tem magia”, da professora, cordelista e poetisa Adeilza Pereira.

Em cena, os atores Hícaro Nogueira e Weslley Lima, e as atrizes Dorotea Nogueira e Ruth Rodrigues sob a direção de Carlos Sett, que pontua: “a encenação leva a literatura e o teatro aos estudantes, pois, é através da arte que o ser humano encontra algo substancial para harmonizar sua índole, e assim, o reencontro consigo por meio do lúdico. Nesta perspectiva, a atividade cultural dentro da escola gera variados sentidos no público-alvo, que participa de forma ativa da ação/reação cênica”.

Escolas Municipais contempladas (datas e horários das apresentações):

1- Escola Antônio Medeiros – localizada no bairro Borborema – dia 13 de maio, às 15h;

2- Escola Martin Luther King Junior – Funciona no prédio da AESET/FAFOPST – dia 15 de maio, às 14h;

3- Escola Nossa Senhora da Penha – localizada no bairro Tancredo Neves/COHAB – dia 17 de maio, às 15h;

Fonte: faroldenoticias.com.br