Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Diante das exposições plásticas de grandes artistas serra-talhadenses, o acervo histórico do museu da Casa da Cultura, foi deslocado para uma pequena sala, como depósito. O fato acabou gerando críticas por setores culturais.
Ao ser questionado sobre as condições em que se encontram as peças e objetos históricos, Josenildo nos deu a seguinte explicação:
“Parte do acervo está guardado dentro de uma sala da casa”. Indagado sobre o fato de eventuais riscos de danos a alguma peça, o presidente da Fundação foi objetivo:
“Todas as obras estão sendo catalogadas e acondicionadas, quem está orientando, a forma de armazenamento é o nosso curador, Paulo César Frazzelly.”
“É uma ação, uma prestação de serviço, que ele vai fazer com a gente (Fundação) e que ele está lá orientando para envelopar com papel seda. É alguém com nível de responsabilidade e sendo acompanhado pela nossa coordenadora Leidjan Dantas”, explicou Josenildo.
Outro tema abordado foi sobre a possibilidade da reportagem do Farol, ter acesso a sala onde estão guardados o acervo da casa, visto que, o site havia recebido uma denúncia vinda de funcionários da própria prefeitura municipal, que pediram anonimato, dizendo que o museu da cidade iria fechar.
Anteriormente, Josenildo Barbosa, já havia negado que o museu fosse fechar as portas. E sobre a visita, ele deu a seguinte explicação para negar o pedido da reportagem:
” Hoje, eu quero pedir perdão a vocês por não entrarem lá no depósito (sala), porque se vocês observarem, (imagens do circuito interno de monitoramento), está sendo feita a montagem da exposição de Aluízio Fernã, nem eu particularmente, vou lá, nesse primeiro momento não”.
A reportagem então questionou sobre a possibilidade de visitar a reserva técnica (espaço fora da casa da cultura).
“Na reserva técnica, todo o material que eu estou aqui (Fundação), e têm um depósito de 1.500 anos de Cristo, que eu não sei nem o que tem lá. Quando eu recebi (a presidência), eu nunca fui nem lá. Eu recebi da gestão anterior, já mandamos pessoas para limpar”.
Inicialmente, Josenildo André negou o acesso do Farol a reserva técnica mas, no final da entrevista ele autorizou a visita, desde que fossemos acompanhados pela coordenadora Leidjan Dantas.
(Foto da internet)
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA
Fonte: faroldenoticias.com.br