Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Nesta quinta-feira (7), a reportagem do Farol de Notícias esteve no Cartório do Registro Cívil de Serra Talhada, para esclarecer possíveis dúvidas da população, em relação a emissão da certidão de nascimento.
De acordo com informações de Daniela Teles, auxiliar de cartório, os documentos de certidão de nascimento e casamento após a pandemia, passaram a ser emitidos em um novo tipo de papel, o papel moeda.
Por questões de segurança e para garantir a autenticidade dos documentos, estes não devem mais serem plastificados.
“A recomendação atual é que não se deve mais plastificar documentos como RG, Certidão de Nascimento ou Casamento. Os novos documentos são emitidos em papel moeda e a plastificação dificultam ou impedem de conferir a autenticidade ou veracidade das informações pessoais”, explicou Daniela.
Nos últimos dois anos, de acordo com a auxiliar de cartório, alguns órgãos já não aceitam mais documentos plastificados e pedem que sejam emitidos a segunda via.
“Não há um prazo obrigatório para realizar a troca do documento, entretanto, em casos de casamento, a certidão deve conter no máximo 90 dias de emissão. A fim de evitar problemas futuros com a certidão, algumas pessoas já estão realizando a substituição, que deverá ser mantida sem plastificação”.
CUSTOS
O custo para retirada da segunda via da certidão de nascimento varia de R$65,00 a R$ 130,00 a depender do estado.
O prazo para entrega é de aproximadamente um dia útil e basta se dirigir até o cartório, portanto a certidão antiga e os documentos pessoais.
A segunda via da certidão de nascimento, pode ser retirada no Cartório do Registro Cívil, localizado na Rua Enock Inácio de Oliveira, nº 906, no centro de Serra Talhada. Para mais informações, a população pode entrar em contato com o número (87) 3831-4458 ou diretamente no cartório, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
MUTIRÃO NO FÓRUM
Durante esta semana, o Fórum Estadual de Serra Talhada realizou um mutirão para retirada ou renovação da Certidão de Nascimento, mediante agendamento.
A ação, faz parte da Semana de Conciliação, realizada anualmente pelo Fórum.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Fonte: faroldenoticias.com.br