A maestrina Rosa Pau-ferro do Nascimento possuía uma aura angelical e sempre trazia um sorriso iluminado na face. Veio ao mundo em 17 de agosto de 1903, na Fazenda Icó, zona rural do município de Triunfo, no Sertão pernambucano.
Para se tornar, por talento e esforços magistrais, uma maestrina conceituada e respeitada, mesmo trazendo o estigma de mulher negra, franzina e de poucas posses. O filme “Tia Preta, A Rosa da Serra”, idealizado por Carlos Sett e produzido pela ETEAST Produções (projeto foi contemplado na Lei Paulo Gustavo Municipal – Edital Oliveiro Burrego de Audiovisual).
Narra a trajetória de Rosa Pau-ferro, sua contribuição no desenvolvimento de Serra Talhada, como maestrina, professora de música aclamada, conhecida carinhosamente por “Tia Preta”. Pessoa de uma inteligência admirável e que muito fez pela música, e pelos menos favorecidos através de seu trabalho voluntário na Casa dos Pobres.
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Desde sua fundação ainda na Rua Padre Ferraz, depois, no Abrigo Ana Ribeiro, onde veio a falecer no dia 02 de agosto de 1994. Composto de apresentação biográfica, dramatização de cenas, entrevistas e fotografias, o filme retrata a trajetória de vida dessa heroína que amava Serra Talhada e sua gente.
“É importante ressaltar que todos os envolvidos na realização do documentário são serra-talhadenses, roteiristas, entrevistados, elenco, direção de fotografia, e demais profissionais, transformando a obra audiovisual numa singela homenagem à memória de Rosa Pau-ferro, uma heroína de seu tempo, que merece ser conhecida e reverenciada pelas novas gerações”, destacou o idealizador, Carlos Sett.
Então, se conecte no YouTube a partir do dia 17 de agosto, data do aniversário de nascimento de Rosa Pau-ferro (121 anos) e assista ao filme que será publicado no canal da ETEAST às 13h (acesse aqui).
Confira a melhor cobertura jornalística da região pelo Instagram (acesse aqui)
Fonte: faroldenoticias.com.br