Farol de Noticias

4º Semana do Audiovisual Negro chega a Afogados

4o-semana-do-audiovisual-negro-chega-a-afogados
4º Semana do Audiovisual Negro chega a Afogados
fachada do Cine São José – Foto: Reprodução/Leonardo Lemos

Entre os dias 08 e 10 de abril, Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, receberá as atividades da Mostra de Cinemas de Realizadores Negros e Indígenas.

Créditos das imagens: Mestre Inácio Pedro, Patrimônio de Pernambuco, no cartaz de “Histórias do Quilombo” (divulgação)

Com exibições marcadas para o Cine São José no dia 10 de abril, às 13h30 e às 19h o projeto exibirá o filme “Histórias do Leitão da Carapuça”, realizado na comunidade quilombola em Afogados da Ingazeira, em 2023, com a participação de Mestre do Coco Inácio Pedro, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Ainda serão exibidos filmes nacionais realizados e com temáticas voltadas à população negra e indígena no país de graça no Cine São José:

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

10/04 (quarta) 13h30 – Tarde:

Dorme Pretinho (8 minutos)
Duelo do Rodão (8 minutos)
OuvidoChão (21 minutos)
Moagem (17 minutos)
Além da Cancela (24 minutos)
Jurema da Rama à Flor (19 minutos)

10/04 (quarta) 19h – Noite

Histórias do Quilombo da Carapuça (7 minutos)
Engole o Choro (11 minutos)
A serena onda que o mar me trouxe (73 minutos)

Para somar às atividades, nos dias 08 e 09 de abril será aplicada a oficina audiovisual para estudantes, com as realizadoras Narriman Kauane e Iris Regina. Representantes de comunidades indígenas e quilombolas, respectivamente, elas compartilharão saberes sobre processos de construção e gravação de filmes em suas comunidades. Uma oportunidade incrível para conhecer mais sobre outras narrativas no cinema. Será na EREM Prof° Ione de Góes Barros (Colégio Normal Estadual), sempre a partir das 13h.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Mais informações no instagram @audiovisual.negro. A 4º Semana do Audiovisual Negro é uma realização do Cineclube Alma no Olho; com produção da Alto Mar, da Pajeú Filmes e do Uh Ibura Aê; apoio institucional do Cine São José; e incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

Fonte: faroldenoticias.com.br