O Blog do Cauê Rodrigues que é frequentador do Povoado do Silvestre, no município de Tavares, no sertão paraibano, lugarejo onde também o Blog é um dos mais vistos por todas as faixas etárias, entrevistou no ano de 2016, o homem mais velho da comunidade, o senhor Joaquim Pinheiro da Silva, que até então tinha seus bem vividos 102 anos de vida.
O agricultor aposentado Joaquim Pinheiro da Silva, nascido no ano de 1914, foi pai de 24 filhos, criados um total de 12 e com mais de 300 netos, viveu até 2020, onde nascera no Povoado do Silvestre, antigo sitio Campos, município de Tavares, no sertão da Paraíba, no extremo com o município de Carnaíba, no Pernambuco.
Naquele ano de 2016, Seu Joaquim vivia na residência do filho, Benedito Pinheiro da Silva, e agia como se estivesse vivendo sua juventude. Subia degraus de escada para o primeiro andar da casa, contava anedotas e até dançava forró durante toda a noite sem intervalo.
Leia mais após a publicidade
Foi casado apenas uma vez. Os 24 filhos foram fruto do enlace matrimonial com a senhora Maria Rosa da Conceição. Infelizmente não lembra o ano que casou e onde se encontram seus irmãos.
Contou várias histórias, inclusive do cangaço e da Guerra de Princesa, além das atitudes de João Pessoa e do Coronel José Pereira, de Princesa.
Se “amostrando”, seu Joaquim ainda mostrou durante a conversa com o Cauê Rodrigues, o seu físico e afirmou que parou de fumar a mais de 30 anos e nunca ingeriu bebida alcoólica. Nossa chegada em sua residência se deu por volta das 20h00 de um sábado 16 de junho de 2016, mas ao entrarmos fomos recebidos com um grande salto se prontificando a atender a equipe do Blog do Cauê Rodrigues.
A curiosidade maior, é que seu Joaquim, que nunca abandonou seu fiel chapéu, nunca viajou para cidades distantes, o máximo que conheceu foi Princesa isabel e a cidade de Tavares, na Paraíba, e Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, já que o mesmo mora no extremo dos respectivos estados.
Fazendo uma busca no Google, encontramos essa matéria que vale a pena ser lembrada! Infelizmente seu Joaquim faleceu no ano de 2020 levando muita história e deixando saudade.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br