Inclusão e capacitação profissional em Serra Talhada. Pelo menos 14 alunos surdos estão concluindo o curso de Florista de Qualificação Profissional do Senac. O curso ofertado de forma gratuita teve duração de 160 horas, e foi realizado de 07 de maio a 02 de julho de 2024, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.
Sob a orientação da experiente florista Maria Liane Queiroz de Lima Almeida e a coordenação pedagógica de Daniela de Vasconcelos, Maisa Barbosa e Danilo Souza, os alunos receberam formação teórica e prática que abrangeu desde a organização de ambientes de trabalho, elaboração de produções florais, até a execução de projetos de decoração para eventos.
Acompanhe o dia a dia da TV Farol de Notícias no Instagram (clique aqui)
Além disso, o curso incluiu ensinamentos sobre precificação, armazenamento, seleção de flores, colorimetria, organização de estoque, ergonomia e fornecedores. O nome do Projeto é “Ao Som das Flores” que teve como referência um projeto realizado pelo Senac de Vitória no Espirito Santo.
Para garantir uma comunicação eficaz e inclusiva, o curso contou com a presença das intérpretes de Libras Leidjane de Souza Nunes e Marineide Geronimo Félix, que desempenharam um papel fundamental na interação entre os instrutores e os alunos surdos.
Este programa visa inserir pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e visual no mercado de trabalho, proporcionando-lhes as ferramentas e o conhecimento necessários para o exercício profissional.
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
NOVOS FLORISTAS
Os alunos do curso de florista também tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática, participando da ornamentação floral da inauguração no novo Centro de Educação Profissional do Senac em Serra Talhada; Trabalhando em conjunto com a equipe de arquitetos, eles demonstraram suas habilidades em design floral, utilizando flores, jarros e estruturas para criar uma decoração impressionante.
“Com a conclusão do curso, os novos floristas estão prontos para ingressar no mercado de trabalho, trazendo consigo não apenas habilidades técnicas, mas também a capacidade de superar barreiras e promover a inclusão. O Senac Serra Talhada espera que essa iniciativa inspire outras empresas a contratarem profissionais surdos, reconhecendo o potencial e a competência desses trabalhadores”, comentou um dos coordenadores da ação, Danilo Souza.
Fonte: faroldenoticias.com.br