Blog Caue Rodrigues

SDS-PE reforça combate ao tráfico em operação da PF no Sertão

sds-pe-reforca-combate-ao-trafico-em-operacao-da-pf-no-sertao
SDS-PE reforça combate ao tráfico em operação da PF no Sertão

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas forças operativas, participou do lançamento da Operação ‘Carcará’, deflagrada ontem (12) pela Polícia Federal (PF). Esta é a primeira grande ação de erradicação de plantação de maconha do ano. A operação reforça a atuação integrada das forças policiais no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade no Estado.

A ação da PF conta com a participação das Polícia Civil (PCPE) e Militar (PMPE), Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, além do apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da SDS, que disponibilizou um helicóptero para os trabalhos. Com essa força conjunta, as polícias realizam incursões estratégicas em áreas de plantio, garantindo a erradicação das lavouras antes que a erva seja comercializada.

A Operação Carcará reforça nosso compromisso em atuar de forma integrada no combate ao tráfico de drogas, unindo esforços das forças de segurança para enfraquecer o crime organizado e proteger a população pernambucana. O Estado vem reduzindo significativamente os índices de criminalidade com o trabalho que estamos realizando. Encerramos 2024 com quedas expressivas nos principais índices criminais, registrando as maiores reduções de homicídios e roubos dos últimos 11 anos. Seguiremos firmes nesse compromisso de tornar nosso Estado cada vez mais seguro para a população“, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

A Carcará acontece anualmente no Sertão pernambucano – uma região historicamente utilizada para o cultivo de maconha. A erradicação das plantações representa um golpe direto ao tráfico de drogas, reduzindo a oferta da substância, enfraquecendo as organizações criminosas e contribuindo para a redução da violência no Estado. “Essa operação é essencial para descapitalizar o tráfico de drogas em Pernambuco. Retirar toneladas de maconha antes que entrem no mercado significa menos criminalidade e mais segurança para a população. A integração das forças policiais potencializa o combate ao crime e garante um Estado mais seguro para todos“, destacou o superintendente da PF em Pernambuco, Antonio de Pádua.

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br