Por Severino Mendes de Azevedo Júnior- Professor Titular do Departamento de Biologia da UFRPE e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais
Com a chegada das chuvas e consequentemente a multiplicação dos insetos bandos de andorinhas-domésticas ocupam as praças, fios e torres de igrejas, no final da tarde de cidades no Nordeste, onde passam a noite e durante o dia vão em busca de insetos voadores que se multiplicam com a chegada do período chuvoso.
Esse evento ecológico pode ser observado em várias localidades a exemplo do registrado no final da tarde de 15 de janeiro de 2025 na praça da lagoa da cidade de Triunfo.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Cerca de 10 mil andorinhas cientificamente conhecida por Progne chalybea, sobrevoavam a praça para o pouso e dormida em uma árvore localizada em frente ao teatro. As andorinhas realizaram no final da tarde em Triunfo, um espetáculo de revoadas no céu, até todas pousarem para o descanso.
Progne chalybea é uma andorinha migratória que realiza movimentos sazonais associados a reprodução e ou alimentação, oriundas do sul e sudeste do Brasil, que nesta época do ano, inicia suas movimentações para o Nordeste e Norte do Brasil.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Os indivíduos adultos são de coloração azulada quase preta no dorso, garganta cinza escuro e na parte ventral do corpo, branca. Alimenta-se de insetos voadores podendo consumir mais de 400 insetos/dia e são necessárias para o controle dessas populações. Trata-se de um evento ecológico fundamental para o ciclo de vida dessa espécie.
Fonte: faroldenoticias.com.br