A violência letal em Pernambuco apresentou queda expressiva nos primeiros seis meses de 2025. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (4) pela Secretaria de Defesa Social (SDS), o estado registrou uma redução de 11,8% no número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), que incluem os homicídios, em comparação com o mesmo período do ano passado.
No mesmo período, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), como assaltos e roubos, também diminuíram. A queda foi de 6,3%, totalizando 16.102 casos — o menor número para um primeiro semestre desde o início da série histórica, em 2004.
Ao todo, foram registradas 1.619 mortes violentas no primeiro semestre, configurando o segundo menor índice da série histórica. O melhor desempenho continua sendo o de 2013, com 1.599 casos. A SDS destacou ainda que o segundo trimestre do ano (abril a junho) foi o menos violento já registrado, com 763 homicídios.
Entre as regiões com os melhores resultados estão a Metropolitana, o Agreste e a Zona da Mata, que alcançaram os menores números de homicídios para um primeiro semestre desde que os dados começaram a ser monitorados. Foram 473 casos na Região Metropolitana, 344 no Agreste e 250 na Zona da Mata.
Os números refletem um cenário mais positivo no combate à criminalidade no estado e reforçam a tendência de queda nos índices de violência, apesar de oscilações pontuais registradas em períodos como o São João, que teve aumento pontual nas mortes, conforme boletins anteriores da própria SDS.
Fonte: pernambuconoticias.com.br