O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou nesta quarta-feira (4) uma operação para desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas de fogo. A ação foi executada simultaneamente em cidades de Pernambuco e do Piauí.
Ao todo, foram expedidos 23 mandados judiciais, sendo 11 de prisão temporária e 12 de busca e apreensão. As diligências ocorreram, principalmente, nos municípios de Caruaru e Bezerros, em Pernambuco, e na capital Teresina, no Piauí. A operação contou com o apoio das Polícias Civil, Militar e Penal, além do Gaeco do MPPI, da Polícia Judiciária Militar e da Secretaria de Administração Penitenciária de Pernambuco.
As investigações revelaram que o grupo atuava de forma estruturada e violenta, operando como distribuidor em larga escala de drogas e responsável pela logística de armazenamento e abastecimento de pontos de venda. A organização também mantinha um esquema ativo de comércio e manutenção de armas e munições. Um dos alvos é um policial militar suspeito de repassar informações sigilosas aos criminosos, comprometendo operações em andamento.
Os investigados podem responder por crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio e porte ilegal de armas, lavagem de dinheiro e violação de sigilo funcional. As penas combinadas podem ultrapassar 50 anos de prisão. Mais informações serão apresentadas em entrevista coletiva na sede das Promotorias de Justiça de Caruaru.
Fonte: pernambuconoticias.com.br














