Nessa quarta-feira (29) uma ação conjunta envolvendo a CPRH, o IBAMA, o Instituto Vida Livre e o Instituto Socioambiental da Serra Grande, de Serra Talhada, marcou a chegada de mais de 200 aves da fauna da Caatinga e, também, a acolhida de 100 filhotes de jabutis-piranga.
Esses jabutis, previamente apreendidos no Rio de Janeiro e reabilitados pelo Instituto Vida Livre, foram transportados com o apoio da empresa aérea Gol Log, garantindo o deslocamento seguro do Sudeste para o Nordeste.
Os filhotes de jabuti ficarão em adaptação no Instituto Socioambiental da Serra Grande, na capital do xaxado, até o início do período das chuvas, quando serão, então, soltos no bioma Caatinga. Essa iniciativa reforça o compromisso com a preservação e a biodiversidade local, destacando a importância da cooperação entre instituições ambientais.
Segundo Álvaro Severo, presidente do Instituto Socioambiental da Serra Grande, a ação foi muito bem recebida na região.
“O jabuti é uma espécie ameaçada de extinção em seu bioma original, principalmente devido à captura ilegal, ao tráfico e à criação como animal de estimação. Cada soltura representa um ato de reparação e esperança. É uma forma de devolver à Caatinga parte do que lhe foi tirado e de reafirmar nosso compromisso com a vida e a biodiversidade.”
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br













 



 
			 
			 
			 
			