Certame oferece 462 vagas e aplica nova política de inclusão para candidatos Pretos, Pardos, Indígenas e Quilombolas
As inscrições para o Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE) foram oficialmente reabertas nesta quinta-feira (30), após a sanção da Lei Estadual nº 19.050, de 28 de outubro de 2025. A nova legislação estabelece a reserva de vagas para candidatos Pretos, Pardos, Indígenas e Quilombolas, promovendo maior inclusão e diversidade no acesso ao serviço público estadual.
Com o novo cronograma, os interessados podem se inscrever até o dia 28 de novembro por meio do site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). As provas serão aplicadas em duas datas: 18 e 25 de janeiro de 2026.
Ao todo, estão sendo ofertadas 462 vagas distribuídas entre nove órgãos estaduais, em cargos de níveis Médio e Superior. Além disso, duas vagas extras foram adicionadas para o cargo de Gestor Governamental – Controle Interno.
De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, os cargos continuam organizados em três blocos:
- Bloco 01: Formação específica de nível superior;
- Bloco 02: Qualquer área de formação superior;
- Bloco 03: Formação de nível médio.
As provas serão realizadas em turnos e datas diferentes para cada bloco, permitindo que os candidatos concorram a até três cargos distintos — um por bloco.
As avaliações serão aplicadas em dez cidades do estado: Recife, Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Araripina, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Palmares, Floresta e Carpina. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher onde deseja realizar a prova.
Todos os detalhes do certame estão disponíveis no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira e no portal da banca organizadora.
Fonte: pernambuconoticias.com.br













 



 
			 
			 
			 
			