Blog Caue Rodrigues

Em Serra Talhada, procura por DIU aumenta cerca de 300% após ação do Hospam

em-serra-talhada,-procura-por-diu-aumenta-cerca-de-300%-apos-acao-do-hospam
Em Serra Talhada, procura por DIU aumenta cerca de 300% após ação do Hospam

Do Farol

Profissionais de saúde do Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, comemoraram nesta semana o aumento dos atendimentos para inserção do Dispositivo Intra Uterino, o DIU.

Segundo dados do Ambulatório de Planejamento Reprodutivo do Hospam, a procura pelo método contraceptivo cresceu 300% desde que o setor foi implantado na unidade de Saúde.

A enfermeira  Hirley Camêlo, de Carnaíba, em conversa com a reportagem do Farol, explicou que no inicio do serviço eram realizados 5 atendimentos por dia e após cinco meses, o número triplicou, chegando a 20 atendimentos diários.

“O Ambulatório de Planejamento Reprodutivo tem ênfase na inserção, revisão e retirada de DIU por enfermeiros do HOSPAM. Ele foi o primeiro do estado a ser inaugurado, após oferta pela gerência estadual de saúde da mulher em parceria com a Escola de Saúde Pública de Pernambuco e o COREN-PE; de um curso de formação que contemplou as 12 regiões de saúde” explicou Hirley.

Todos os enfermeiros e enfermeiras obstetras realizaram uma formação , orientada por Hirley e pela profissional de enfermagem Isabel Amorim, que também é  responsável ambulatório. O objetivo é capacitar a equipe para que as demandas sejam atendidas com qualidade, segurança e celeridade.

“O nosso público alvo são mulheres em idade reprodutiva, que desejam fazer uso de métodos contraceptivos de longa duração, e mulheres que não podem usar métodos hormonais. A procura é maior entre mulheres na faixa etária de 21 a 30 anos, oriundas das mais diversas localidades, sendo o maior número de Serra Talhada, com destaque para os bairros da AABB e IPSEP e para o município de Betânia”, esclareceu Hirley.

Leia mais após a publicidade

COMO CONSEGUIR ATENDIMENTO

O ambulatório funciona uma vez por semana nas quartas feiras, com atendimento agendado pelo setor de regulação do HOSPAM, ou através das secretarias municipais de saúde da região. A unidade de saúde oferta também a inserção de DIU no pós-parto ou pós-curetagem. Para mais informações, procure o posto de saúde do seu bairro.

VEJA MAIS FOTOS

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br

Tags