Banner
Blog

Compesa acelera obras no Sistema Pirapama e prevê retomada do abastecimento antes do prazo

compesa-acelera-obras-no-sistema-pirapama-e-preve-retomada-do-abastecimento-antes-do-prazo
Compesa acelera obras no Sistema Pirapama e prevê retomada do abastecimento antes do prazo

Com intervenções distribuídas em nove frentes de trabalho, o Sistema Pirapama, principal complexo de abastecimento de água de Pernambuco, passou pela primeira grande parada para manutenção preventiva em 15 anos. Os trabalhos, iniciados na noite de terça-feira (22), foram acompanhados nesta quarta-feira (23) pelo presidente da Compesa, Alex Campos, ao lado dos diretores Flávio Coutinho e Douglas Oliveira.

Mesmo com as chuvas registradas durante o dia, a direção da companhia se mostrou otimista com o andamento das obras. Existe a expectativa de antecipar a conclusão dos serviços, inicialmente prevista para as 20h de quinta-feira (24). Segundo Alex Campos, os trabalhos estão sendo monitorados em tempo real, e há confiança de que o fornecimento de água será retomado antes do previsto para os bairros afetados no Cabo de Santo Agostinho, Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Mais de 100 trabalhadores atuam desde as primeiras horas do dia para garantir melhorias estruturais e operacionais no sistema. Entre as ações mais relevantes estão a recuperação de 200 litros por segundo na capacidade do sistema — que voltará a operar com 5 mil litros por segundo — e a interligação de uma nova tubulação à Adutora de Pirapama, na BR-101 Sul. Essa última obra, considerada a mais complexa da operação, permitirá um acréscimo de 60 litros por segundo no abastecimento para a comunidade de Marcos Freire, que deixará o regime de rodízio e passará a receber água diariamente. A UR-11, no bairro do Ibura, também será beneficiada com a redução na frequência de interrupções.

Com investimento de R$ 22 milhões, a intervenção deve beneficiar cerca de 25 mil pessoas até dezembro deste ano, com reflexos positivos para o abastecimento de outras áreas do Ibura.

No Cabo de Santo Agostinho, está em andamento a instalação de uma nova tubulação de 1.400 mm na saída do reservatório de Ponte dos Carvalhos, ampliando a segurança hídrica do polo industrial local. Já no Recife, na Rua Dom João VI, em Boa Viagem, ocorrem substituições de registros para permitir a setorização da rede. Essa ação permitirá isolar trechos específicos em casos de manutenção, sem interromper totalmente o fornecimento de água.

Após o término das obras, será necessário um período de até 12 horas para o reabastecimento completo das adutoras e reservatórios. A distribuição será retomada de forma gradativa, respeitando o calendário de abastecimento que pode ser consultado no site da Compesa e no aplicativo oficial da companhia.

Fonte: pernambuconoticias.com.br

Tags