Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Na última quarta-feira (13), alunos da Escola Estadual Antônio Timóteo, em Serra Talhada, procuraram a reportagem do Farol de Notícias, para fazer reclamações sobre a água e alimentação, fornecidos pela instituição, como também, pelo calor, durante as aulas.
Os alunos alegam que a direção da escola proibiu a entrada de lanches e refrigerantes e que por isso, precisariam alimentar-se apenas da refeição fornecida pela instituição, que segundo eles, não segue o cardápio divulgado e os alunos ficam proibidos de levarem seus lanches de casa.
“Sou aluno do Antônio Timóteo, e venho por esse meio tentar melhorar a nossa situação como estudante. Estudamos em horário integral das 13h50 as 20h30.
É inaceitável que a escola não siga o cardápio divulgado e nos obrigue a comer comida de baixa qualidade. Além disso, somos proibidos de levar lanche para a escola, limitando nossa liberdade de escolha.
Já tentamos ter uma conversa com a direção da escola, porém nada foi resolvido INACEITÁVEI!”
Além disso, eles também afirmam que a qualidade da água é bastante ruim e que os ares-condicionados não estariam sendo suficientes, devido as altas temperaturas.
Para os estudantes, a indignação é ainda maior, por já terem buscado diálogo para a resolução dos problemas mencionados e nada ter sido feito para mudar a realidade.
“Olá, sou aluna do Antônio Timóteo e queria fazer um apelo, a gente estuda em horário integral das 13:50 as 20:30 e muitas vezes ficamos com fome. A escola não permite que os alunos tragam lanche, obrigando-nos a consumir a comida fornecida. Infelizmente, essa comida é frequentemente de baixa qualidade e não atende às nossas necessidades nutricionais.
O que mais revolta é que os funcionários da secretaria podem pedir lanche e comê-lo livremente, enquanto os alunos são forçados a consumir a comida da escola. Isso é um claro exemplo de duplo padrão e desrespeito pelos alunos.
E também a água muitas vezes com sabor ruim. Relatei esses problemas na direção e não foi resolvido, por conta disso, venho falar por esse meio, pois isso prejudica à população escolar. Os ar condicionados são péssimos não gela, e estamos no calor.”
O OUTRO LADO
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
A reportagem do Farol entrou em contato com Dalla Cillene, gestora da instituição, que se pronunciou por meio de nota:
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ANTONIO TIMÓTEO
NOTA DE ESCLARECIMENTO
No tocante a ASSERTIVAS anônimas enviadas a este veículo de comunicação tendo por temas questões de ordem institucional desta Unidade de Ensino, REITERO os seguintes FATOS:
1. As refeições escolares são supervisionadas semanalmente pelo setor de Nutrição da GRE/SEE , cabendo a eles a elaboração de cardápios e envio de itens para sua elaboração, atendendo, portanto, às previsões nutricionais para todos que a consomem, valendo salientar que LANCHES externos dificilmente atendem as respectivas necessidades nutricionais;
2. Segue-se a ORIENTAÇÃO institucional da PROIBIÇÃO efetiva por parte da Rede Pública de Ensino de Pernambuco , no tocante ao consumo de BEBIDAS ou ALIMENTOS adquiridos de terceiros. Desse modo, a Escola fica sob a égide da SANÇÃO institucional se descumprir tal norma, ou seja, NÃO é REGRA criada pela instituição;
3. Por normativa, somente sob prescrição médica o estudante pode receber refeições externas (ajuste normalmente firmado com as famílias, em sua excepcionalidade);
4. O estudante tem o direito de optar ou não em alimentar-se na escola, mesmo porque reconhece-se que o paladar individual dificilmente será atendido plenamente, num público de quase 800 estudantes, por isso, cabe também ao mesmo decidir isso sabendo que DIREITOS/DEVERES são, constitucionalmente, postos para TODOS.
5. Em relação aos REFRIGERANTES, infelizmente já constatamos, somente no ensino médio, alguns casos mais sérios, portanto, precisamos tentar evitar novas ocorrências;
6. Em relação ao CALOR em ambiente escolar, é fato não haver CLIMATIZAÇÃO de todos os ambientes. No entanto, professores são orientados a fazerem uso de ambientes externos com maior ventilação natural. Em dias mais difíceis a escola flexibiliza o horário de atendimento aos estudantes.
A ESCOLA já fez junto aos órgãos competentes a solicitação de equipamentos e subestação de energia elétrica (no momento, estamos na lista de escolas a serem contempladas com a demanda). Essa é realidade da grande maioria das escolas de toda rede de ensino.
7. Em relação a questão ÁGUA , que é tratada e distribuída pela Companhia de águas do Estado, temos por rotina diária a limpeza e troca de filtros de bebedouros destinados à comunidade escolar, valendo salientar que ao aluno á dado o direito de trazer sua garrafa de água, como suporte.
8. A escola NÃO tem responsabilização sobre os pedidos de refeições ou lanches que seus servidores façam, pois não terá que atendê-los em caso de MAL ESTAR causado por alimentos externos. Já se o mesmo ocorrer com os estudantes, passa a ser nossa essa responsabilidade, o que não parece ser coerente ou justo com a equipe gestora escolar;
A Escola reconhece o direito que todo cidadão possui de expor seu descontentamento em relação a qualquer ponto, no entanto, lamenta a sua exposição Pública enquanto Instituição de Ensino séria e diariamente comprometida com a qualidade dos serviços prestados a sua comunidade, evidenciada por resultados obtidos e melhoria singular do seu fazer escolar, sem ao menos ser ANTERIOMENTE ouvida.
A vivência diária de uma Unidade de Ensino vai para além do que MUITOS conseguem vislumbrar… O diálogo interno ainda é o MELHOR caminho a trilhar.
Por fim, reitera-se a disponibilidade para maiores ou necessários esclarecimentos e agradece a oportunidade de fala.
Dalla Cilene de Lima
( gestora escolar)
CONFIRA O VÍDEO DO JANTAR CEDIDO PELA DIREÇÃO
Fonte: faroldenoticias.com.br