Por Juliana Lima
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quarta-feira (2), a situação de emergência em mais quatro cidades pernambucanas por causa da estiagem.
Os municípios são Capoeiras, São José do Belmonte, Venturosa e Vertente do Lério. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Até o momento, Pernambuco tem 82 reconhecimentos vigentes, dos quais 78 por estiagem e quatro por chuvas intensas.
Segundo o Governo Federal, as prefeituras podem solicitar recursos do para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil.
A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Atualmente, Pernambuco enfrenta uma situação crítica de estiagem. Em dezembro do ano passado, 94 municípios já haviam decretado situação de emergência devido à escassez de chuvas .
Em março de 2025, esse número aumentou para 118 municípios, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado. Também na última semana, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que a previsão climática para o trimestre de abril a junho de 2025 indica chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média histórica em todas as regiões do estado.
« Voltar
Fonte: blogjulianalima.com.br