Blog Caue Rodrigues

Serra: Mastectomia é o tema principal de filme estrelado por Dorotea Nogueira

serra:-mastectomia-e-o-tema-principal-de-filme-estrelado-por-dorotea-nogueira
Serra: Mastectomia é o tema principal de filme estrelado por Dorotea Nogueira

Por Carlos Sett para o Blog do Cauê Rodrigues

A filha caçula de dona Aristania e de seu Nogueira (o conhecido maestro serra-talhadense), é embaixadora da campanha de prevenção ao câncer de mama, famosa até no exterior pela sua personagem: “A Cangaceira Rosa”, mulher destemida, que realiza, de forma voluntária, ações de alerta com mulheres e homens sobre a importância da prevenção desta temível doença, que ainda mata, precocemente, muitas pessoas por falta de conhecimento acerca do autoexame, e a busca do serviço médico adequado, pois quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura.

            Dorotea Nogueira, que há 17 anos enfrentou o diagnostico de câncer de mama e saiu vitoriosa após 5 anos de tratamento, passou a realizar esse valoroso serviço, testemunhando que há vida, sim, depois do enfrentamento da doença. Ela é o exemplo mais real. Tornou-se ativista de causas sociais, atriz e produtora cultural, sem deixar de lado as atividades que já realizava como funcionária pública (hoje está aposentada) e mestra na arte da culinária.

            O documentário Dorotea Nogueira: A Maria Amiga do Peito, é a segunda parte da trajetória de vida dessa mulher aguerrida, desta vez, com foco na MASTECTOMIA, que é um procedimento cirúrgico para a remoção da mama afetada. Numa conversa franca e esclarecedora, ela fala de cada etapa em busca da cura, entre idas e vindas de Serra Talhada à Recife, das diversas cirurgias, às quais foi submetida e o passo a passo para reconstrução da mama, sempre numa perspectiva positiva, deixando claro que há vida após o diagnóstico.

            Complementando a narrativa temática, o filme traz, ainda, o depoimento da convidada Cíntia Teixeira, também paciente de oncologia que vivenciou o processo de rejeição na reconstrução mamária.

Leia mais após a publicidade

            O projeto para realização da obra audiovisual é da ETEAST Produções Artísticas, tendo à frente Carlos Sett e Hícaro Nogueira, e foi contemplado pelo Edital Poeta Oliveiro Burrego, da Lei Paulo Gustavo Municipal 2023. O filme será lançado no canal da ETEAST, no YouTube (link abaixo), no dia 07 de julho, data de aniversário do cangaceiro Lampião, de quem Dorotea é super fã e, por coincidência (ou não), é também o seu dia e mês de nascimento.

ETEAST – YouTube

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br

Tags