O Cariri Cangaço encerrou sua jornada pelo Sertão do Pajeú com chave de ouro em Carnaíba no último domingo (21). O evento teve início na quinta-feira (18), com uma cerimônia de abertura em Afogados da Ingazeira, e percorreu os municípios de Carnaíba, Ingazeira e Iguaracy.
Na sexta-feira, o grupo explorou a Serra da Colônia, terra natal do lendário cangaceiro Antônio Silvino. Durante a visita, o prefeito Anchieta Patriota foi homenageado com a Comenda Mérito Cultural, entregue pelo conselheiro Leonardo Gominho.
A programação na Fazenda Colônia incluiu a palestra “As origens de Antônio Silvino”, ministrada por Hesdras Souto. Além disso, na Capela de Santo Antônio da Colônia, ocorreu a solene entrega da comenda “Lugar de Memória Cariri Cangaço”, presidida pelo padre Luizinho Marques.
Ao longo do evento, a região foi palco de painéis, debates, lançamentos de livros, homenagens e diversas atividades culturais, todas celebrando a rica história do cangaço.
O grandioso encerramento se deu em Carnaíba, no domingo, onde o grupo visitou o monumento em homenagem ao Poeta Zé Marcolino, localizado no sítio Santo Antônio. Posteriormente, na sede municipal, o Museu Zé Dantas foi o cenário de apresentações da Banda de Pífanos Santo Antônio e da orquestra Sanfônica da Escola de Música Maestro Israel Gomes. O museu também foi agraciado com a Comenda Mérito Cultural.
Finalizando a visita, a comitiva prestigiou o busto e a residência de Zé Dantas, embalados pela melodia da sanfona tocada por Neno do Acordeon.
Participaram ainda do evento ao lado do prefeito Anchieta Patriota, a professora e ex Secretária Municipal de Cultura de Carnaíba, Margarida Pereira, o ex vereador e Advogado Clóvis Lira do Amaral, filho do Tenente João Lira que fez história no cangaço como um dos combatentes de Lampião e sua esposa Izilda Sampaio.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br