A Prefeitura Municipal de Flores informa que chegou ao conhecimento da gestão a presença de uma capivara e seus filhotes às margens do Rio Pajeú, nas proximidades do largo da ponte da PE-337, próximo ao Centro Urbano.
Com pesar, registramos que um dos filhotes foi morto por ação de cidadãos cuja identidade e motivação ainda são desconhecidas. Ressaltamos que a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é o maior roedor do mundo, nativo da fauna brasileira e protegido por lei.
Lembramos que maltratar, ferir ou matar animais silvestres é crime, conforme previsto no Art. 29 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), sujeitando os infratores a penas de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
A Prefeitura repudia qualquer forma de violência contra a fauna e está em contato com os órgãos ambientais competentes para garantir a proteção desses animais. Contamos com o apoio da população para preservar a vida e respeitar o meio ambiente.
Denúncias podem ser feitas anonimamente através dos canais oficiais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou na Delegacia de Polícia Civil.
Flores por todos, com respeito à vida.
Fonte: blogdocauerodrigues.com.br