Blog Caue Rodrigues

Jovem morre após furar blitz da PM em Jaboatão dos Guararapes

jovem-morre-apos-furar-blitz-da-pm-em-jaboatao-dos-guararapes
Jovem morre após furar blitz da PM em Jaboatão dos Guararapes

Lucas Brendo, de 29 anos, morreu após ser baleado durante uma blitz da Polícia Militar de Pernambuco, na noite da última sexta-feira (11), em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife. O caso, registrado na estrada da batalha, bairro de Prazeres, está sendo investigado como “morte decorrente de intervenção de agente do Estado” pela Polícia Civil.

Segundo as informações do boletim de ocorrência, o veículo onde Lucas estava com outros três homens teria desobedecido a uma ordem de parada durante uma operação do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e tentado fugir do bloqueio policial, colocando em risco a guarnição. A PM afirma que houve troca de tiros, com os ocupantes do carro disparando contra os agentes, que revidaram.

Ainda segundo a versão do B.O, durante a perseguição, o carro colidiu com outro veículo estacionado, e dois dos ocupantes tentaram fugir, mas foram detidos. Lucas e outro passageiro, feridos por disparos, foram encontrados no banco traseiro do veículo. Ambos foram socorridos à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, mas Lucas não resistiu aos ferimentos. O outro ferido foi transferido para o Hospital da Restauração, onde permanece sob custódia. Os dois demais ocupantes do veículo foram presos após atendimento médico.

A Polícia Militar informou ainda que duas armas de fogo foram localizadas no interior do carro, além de uma arma de gel e munições.

A versão da PM é contestada por familiares e amigos de Lucas, que, por meio das redes sociais, afirmam que ele não estava armado e não teria atirado contra os policiais. Para eles, o jovem foi vítima de violência policial e sua morte teria sido resultado de uma abordagem excessiva e mal conduzida.

A Defensoria Pública e organizações de direitos humanos acompanham o caso, que reacende o debate sobre o uso da força em abordagens policiais no estado. A Polícia Civil informou que está apurando os fatos e que os laudos periciais e depoimentos dos envolvidos serão fundamentais para esclarecer a dinâmica do ocorrido. (Fonte: G1 Pernambuco)

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br