Blog Caue Rodrigues

Estudantes Quilombolas da ETE Paulo Freire, de Carnaíba, são finalistas em projeto da Samsung em São Paulo

As jovens Ana Beatriz e Ângela Rafaela, ambas moradoras da comunidade Quilombola do sítio Brejo de Dentro, na zona rural de Carnaíba (PE), estudantes da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, em Carnaíba, foram finalistas do projeto “Salve For Tomorrow”, promovido pela empresa Samsung, que aconteceu está semana em São Paulo.

O projeto é uma iniciativa global da Samsung que estimula estudantes do ensino médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em Ciências e tecnologia.

Preocupadas com a degradação do meio ambiente em sua comunidade, as estudantes se uniram e criaram o projeto “Filtropinha”, que utilizando a farinha da casca da pinha deram vida a um sistema para tratar os resíduos tóxicos, já que viram em sua comunidade, o solo onde é plantado a mandioca, ser atingido por produtos agrotóxicos.

Assim veio a manipueira, resíduo da mandioca que é rica em ácido cianídrico de descarte do solo ou na água e que pode causar infertilidade, contaminação e até intoxicação humana.

Elas acompanharam ações nas casas de farinha do Travessão do Caroá, também na zona rural de Carnaíba, para análises do projeto elaborado com a casca da pinha e do carvão, tendo esses ingredientes como a matéria prima para reduzir a intoxicação em até 80%.

Em São Paulo, foram vencedoras em primeiro lugar com a criação do projeto, se tornando finalistas na grande final que acontecerá no Rio de janeiro.

Fonte: blogdocauerodrigues.com.br